Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

CATI - Centro Atividades Pessoa Idosa - Matriz

O Cati Matriz é uma unidade pública de atendimento às pessoas idosas, com ações da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, Fundação de Ação Social - FAS e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL, e parcerias com universidades e organizações não governamentais.

Ações desenvolvidas:

Palestras:
 abordando temas sobre a qualidade de vida e manutenção da autonomia funcional, com ênfase no autodesenvolvimento, autoconhecimento e autoestima.

Dinâmicas e vivências em grupo: desenvolvimento de atividades direcionadas para a compreensão das questões homem-natureza-sociedade, que contribuem para o desenvolvimento da autoimagem e autoestima.

Terapia do Riso: trabalha a importância do bom humor observando seus reflexos na saúde e em todas as suas dimensões.

Passeio Cultural: oportuniza ao idoso o contato a preservação e o respeito à natureza e o conhecimento sobre a cidade de Curitiba.

Artesanato: desenvolvido a partir da utilização de materiais e técnicas variadas, constitui-se, sobretudo, em espaço propício para troca de experiência, de incentivo a criatividade e principalmente, de desenvolvimento interpessoal entre os participantes.

Idiomas (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês e Francês): Possibilitar o aprendizado de um novo idioma, a estimulação da memória, da concentração, o desenvolvimento da auto-estima, da auto-imagem e da socialização.

Yoga: possibilita o desenvolvimento do ser humano como um todo, despertando a consciência de um corpo físico, mental e espiritual.

Tai-Chi-Chuan: conjunto de práticas interiorizadas, cujos exercícios resultam em benefício da saúde e longevidade.

Ações Solidárias: visitas a instituições de longa permanência (asilos) e outras para o desenvolvimento de atividades. Do ponto de vista pedagógico são essencialmente importantes porque suscita reflexões sobre a dinâmica de vida de cada um.

Danças Circulares / Sênior: as danças são sempre um convite ao movimento, elas fomentam a criatividade o ímpeto vital, ajuda as pessoas redescobrirem a si mesmas e interagirem com outras pessoas e com o mundo. A música, o ritmo, o movimento dos passos favorecem a harmonia do conjunto e ajudam a equilibrar o corpo a mente e as emoções dos seus integrantes.

A Unidade conta com trabalho voluntário de profissionais de várias áreas, que contribuem na realização das ações oferecidas, formando uma rede comprometida com a cidadania, solidariedade, justiça e saúde.

O cadastro para participar do grupo deve ser feito no Núcleo Regional Matriz. Grupos de idosos também se reunem nos Centros de Referência de Assistência Social.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (41) 3262-0744 / (41) 3262-1355 

Serviços

  • Pessoas idosas - atividades convivência

Localização

Endereço: Rua Monsenhor Celso, 35

Bairro: Centro

CEP: 80010-150

Telefone: (41)3262-1355

Ver no mapa

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes