Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde

Publicado em 19/11/2021
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde  (1)
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde  (2)
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde  (3)
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde  (4)
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde  (5)
  • Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Cras Caximba faz mutirão e reúne homens para falar de cuidados com a saúde (1)

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba promoveu um mutirão para inclusão de famílias no Cadastro Único, liberação de crédito alimentar e fazer encaminhamentos para confecção de documentos civis. A ação aconteceu nesta quinta-feira (18/11) para marcar o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e combate ao câncer de próstata.  

Quem foi à unidade e não havia feito alguma das doses da vacina contra a covid-19 foi levado pelos técnicos da FAS até a unidade de saúde do bairro para que pudesse receber o imunizante e se proteger.

O momento mais importante do mutirão reuniu mais de 30 homens da comunidade que aceitaram o convite da equipe e participaram de palestras sobre saúde, educação para jovens e adultos, além de mostrar a importância da atividade física e como acessar esses serviços na regional.

Para completar a ação, todos puderam ver uma exposição de reproduções de embarcações feitas pelos estudantes do 3º ano do Colégio Adventista do Alto Boqueirão com material reciclável e doada para o evento no Cras. Junto com a mostra cultural, perguntas para que os visitantes pudessem refletir sobre a própria vida.

Evento inédito

O mutirão foi promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com as secretarias municipais da Saúde, Educação e do Esporte e Lazer. O administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar participou do evento e doou frutas que foram entregues a participantes de uma iniciativa social da comunidade.

“Este momento é inédito, nunca conseguimos reunir tantos homens da comunidade para falar sobre assuntos importantes de saúde e de serviços do município que eles podem acessar para que tenham uma vida mais saudável e feliz”, explicou a supervisora do Núcleo da FAS na Regional Tatuquara, Cintia Aumann.

Na conversa com o grupo de homens, a gerente da Proteção Social Especial do Núcleo da FAS, a psicóloga Lissandra Benassi Medeiros Santos, falou dos comportamentos familiares e sociais protetivos. “Precisamos manter vínculos com as pessoas das comunidades em que vivemos, valorizar e conviver com nossos familiares”, ressaltou ela ao grupo, formado principalmente por homens em situação de risco social.  

Mateus Varela de Souza, 22 anos, gostou de participar do evento. “Está sendo muito interessante, principalmente pelas informações sobre os cuidados com o homem, sobre o trabalho da Prefeitura e do Cras. Fiquei feliz por ter sido convidado”, disse.

Morador também do Caximba, Alessandro de Moraes Silva Barroso, 33 anos, também achou interessante o encontro. “Esse é um momento de difundir a informação e de familiarização dos homens. Muitos aqui não têm conhecimento, principalmente sobre saúde”, comentou.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes