Foram eleitos nesta quarta-feira (17/11) os representantes da sociedade civil que deverão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no biênio 2022-2023. A eleição foi feita de forma remota, com o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e transmitida pelo canal da Fundação de Ação Social (FAS), no YouTube.
O processo para escolha dos membros foi definido pelo edital º 02/2021 da FAS. A posse dos novos conselheiros deverá ocorrer em fevereiro de 2022.
Dez entidades participaram do processo para concorrer às dez cadeiras no Conselho ocupadas pela sociedade civil, além de terem se habilitado para a votação. Duas delas não faziam parte da atual gestão, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e o Pequeno Cotolengo do Paraná - Dom Orione. Outras três se inscreveram para a votação que escolheu os novos conselheiros.
Puderam participar organizações sem fins lucrativos de defesa de direitos e de atendimento à pessoa idosa, de profissionais que trabalham na área de gerontologia e de classe vinculadas a idosos aposentados.
A presidente do CMDPI, Tatiana Possa Schafachek, que é diretora da Proteção Social Especial da FAS e representante do segmento governamental, fez a abertura da eleição e falou da importância do momento. “Isso faz parte de um processo democrático. Vamos encerrar este biênio com vitórias, resultado da destinação de recursos que permitiram que todos os órgãos pudessem dar assistência à população idosa que mais precisa”, disse.
Conselho Municipal
O CMDPI é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa no município.
É formado por 20 conselheiros, sendo dez representantes do poder público municipal e dez da sociedade civil. Cada conselheiro titular tem um suplente. Os integrantes não são remunerados para a atividade.
Instituições eleitas do segmento de organizações sem fins lucrativos de defesa de direitos e de atendimento à pessoa idosa
Ação Social do Paraná (ASP)
Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas
Associação Paranaense dos Portadoras de Parkinsonismo
Instituto Paranaense de Cegos (IPC)
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
Pastoral da Pessoa Idosa
Pequeno Cotolengo do Paraná - Dom Orione
Socorro aos Necessitados
Segmento das entidades de profissionais da área de Gerontologia
Associação Nacional de Gerontologia do Paraná (ANG)
Segmento dos conselhos regionais de classe e entidades vinculadas a aposentados
Conselho Regional de Serviço Social (CRES) - 11ª Região