Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Eleição para conselheiros tutelares será no dia 6 de outubro

Publicado em 20/09/2019 Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Eleição Conselho Tutelar 2019

A eleição para escolha dos conselheiros tutelares será realizada, em todo o Brasil, no dia 6 de outubro. Em Curitiba, 180 candidatos poderão concorrer a 50 vagas para conselheiros titulares e 50 vagas para suplentes para a gestão 2020/2023.

Dos 180 candidatos, 173 concluíram todas as fases do processo e foram aprovados para disputar o pleito por terem atingido a nota exigida na prova de conhecimentos específicos – mínimo de 60% de acertos -, que foi aplicada no dia 1 de setembro.

Outros sete participantes entraram com mandado de segurança – a maioria por ter sido desclassificado por falta de comprovação da experiência mínima de três anos na área de garantia de direitos de crianças e adolescentes - e suas liminares ainda não foram concluídas.

Os eleitos trabalharão nas dez regionais para garantir os direitos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas negligência e violências física, emocional e sexual.

Serão eleitos os candidatos com o maior número de votos. A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS), que oferece o suporte necessário.
Cidadania

A vice-presidente do Comtiba, Aline Javornik, destaca a importância da participação da comunidade na eleição, embora o voto não seja obrigatório. “Sugerimos que a população apta a votar seja um agente de cidadania, conheça o histórico de trabalho e escolha um candidato da região onde vota. O papel do conselheiro tutelar é de grande relevância social”, diz.

Toda a população com mais de 16 anos e que possui título de eleitor vigente poderá votar. É preciso levar um documento com foto no momento da votação, que será em urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Cada regional da cidade terá um ponto de votação, que ocorrerá das 8h às 17h. (locais abaixo)
Inovação e transparência

O presidente da FAS, Thiago Ferro, destaca que o processo de eleição dos conselheiros tutelares deste ano trouxe inovação e transparência. Uma das novidades foi a contratação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Funpar, para elaboração, aplicação e correção da prova. Até então, as questões do exame eram elaboradas pelos próprios servidores.

Ferro ressalta ainda que esta foi a primeira vez que uma administração reservou recursos para a contratação de uma terceirizada para a elaboração da prova. “Essa medida demonstra o respeito à vontade popular de escolha de conselheiros tutelares, sem deixar de levar em conta as normativas vigentes”, disse.

Para garantir a transparência, o processo de eleição de conselheiros tutelares conta, desde o início, com a fiscalização do Ministério Público e com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

 
Locais de votação

Bairro Novo
Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Endereço: Rua Pastor Valdomiro Bleski, 71 - Sítio Cercado

Boa Vista
Escola Municipal Professor Ricardo Krieguer
Endereço: Rua Maria Geronasso do Rosário, 346 - Boa Vista

Boqueirão
Escola Municipal Nivaldo Braga
Endereço: Rua Professor João Soares Barcelos, 3400 - Boqueirão

Cajuru
Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua: Pedro Bocchino, 140 - Cajuru

CIC
Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 841 - Vila Nossa Senhora da Luz - CIC

Matriz
Escola Municipal Professor Brandão
Endereço: Rua João Gualberto, 953 - Alto da Glória

Pinheirinho
Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira
Endereço: Rua Leon Nicolas, s/nº - Pinheirinho

Portão
Escola Municipal Papa João XXIII
Endereço: Rua Itacolomi, 700 - Portão

Santa Felicidade
Escola Municipal dos Vinhedos
Endereço: Rua Zem Bertapelle, 55 - Santa Felicidade

Tatuquara
Rua da Cidadania do Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n - Tatuquara

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes