Serviço Especializado em Abordagem Social
O Serviço Especializado de Abordagem social é realizado pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS ou Unidade Específica.
Curitiba implantou desde 2018 a Central de Encaminhamento Social – CES, para a garantia da continuidade do Serviço Especializado em Abordagem Social 24 Horas. Desta forma ampliou o atendimento as pessoas adultas em situação de rua, incluindo a busca espontânea.
É realizada de forma programada e continuada, de acordo com agendamento e mapeamento, assim como atende a denúncias e solicitações do serviço de atendimento ao cidadão 156.
Tem como objetivo assegurar atendimento social de abordagem e busca ativa, para identificar a ocorrência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, e outras situações de risco e violações de direitos.
Na abordagem é prestado atendimento às necessidades imediatas, com acolhimento e encaminhamento das pessoas para os CREAS, Centro Pop e outros serviços Socioassistencias ou da rede de proteção social.
Como é realizado:
> Abordagem social nas ruas, praças, e locais mapeados como de incidência de população em situação de rua, mendicância, trabalho infantil, exploração sexual, entre outras situações de violação de direitos;
> Atendimento emergencial às solicitações da central de atendimento 156, realizando os encaminhamentos necessários para a proteção dos indivíduos e famílias;
> Acolhimento das demandas de famílias e pessoas, a natureza e identificação das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições;
> Ações de encaminhamento e atendimento das pessoas e famílias abordadas, de acordo com as situações de violações de direitos identificadas.
Público atendido:
> Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos
como forma de moradia e/ou sobrevivência;
> Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil;
> Crianças e adolescentes em situação de exploração sexual.
Como acessar o serviço:
> Disque 156 - Central de Atendimento e Informações
Nas situações de emergências, fazer contato com:
> Central 156
> Delegacia da Mulher: (41) 3219-8600
> Delegacia do Adolescente: (41)3366-2332
> Central de Encaminhamento Social – CES - Rua Francisco Torres, 500 - Centro