A Fundação de Ação Social (FAS), no uso de suas atribuições legais e de acordo com Lei Municipal nº 15.461/2019, é responsável pela gestão das políticas públicas da Assistência Social e do Trabalho e Emprego no Município de Curitiba, atuando de forma integrada a órgãos governamentais e instituições não governamentais.
Todos os esforços visam a consolidação da assistência social no município, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
No que se refere ao atendimento à População em Situação de Rua, esta Diretoria implantada em 2018, tem como premissa o definido pela Política Nacional para a População em Situação de Rua; definido como “grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.” Decreto Nº 7053/2009, art. 1º, Parágrafo Único.
Para isso são ofertados espaços de acolhimento em Casas de Passagem, Unidades de Acolhimento Institucional, Abordagem Social 24 horas para atendimento e encaminhamentos pela Central de Encaminhamentos Social – CES, Casa da Acolhida e do Regresso – CAR, Centros Pop e Hotéis Sociais. Todos os serviços têm como objetivo contribuir para a construção de novos projetos de vida e possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial.
CES Central Encaminhamento Social 24h - Procura Espontânea
A Central de Encaminhamento Social 24h tem a finalidade de assegurar atendimento à população em situação de rua oferecendo o Serviço Especializado em Abordagem Social, buscando a resolução das necessidades imediatas e promoção a inserção na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos. Tem como atribuições: Monitoramento Social; Atendimento Social: Recepção/Acolhida e Atendimento Técnico; Abordagem Social (Busca ativa); Colegiado de Atenção e Proteção POP Rua; Desospitalização (ver fluxo específico).
Horário: 7h às 19h
Endereço: Rua Francisco Torres, 500 - Centro
Telefone: Através da Central 156
Casa da Acolhida e do Regresso - CAR
A Casa da Acolhida e do Regresso (CAR) oferta atendimento para pessoas ou famílias em situação de rua ou desabrigo provenientes de outros municípios, estados ou países, ou seja, migrantes nacionais e internacionais.
Endereço: Rua Afonso Camargo, 330 - Centro
Centros POP
O Centro Pop é a unidade que oferta, especificamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, e se caracteriza por ser equipamento de porta aberta, representando espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O serviço ocorre por meio de trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual/grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
Centro POP Solidariedade
Rua Engenheiro Rebouças, 845, Jardim Botânico (Praça Plínio Tourinho)
Telefone: (41) 3262-0392
Centro POP Dr. Faivre
Rua Pres. Affonso Camargo, 177 - em frente à Rodoferroviária , Curitiba
Centro Boqueirão
Rua Oliveira Viana, 1804 - Hauer, Curitiba
Telefone: (41) 3277-1092
Casas de Passagem
As Casas de Passagem, mantidas exclusivamente pelo Município, ofertam acolhimento provisório, imediato e emergencial, por um período de 90 dias ou mais, de acordo com avaliação da equipe técnica de cada unidade, para atendimento das necessidades básicas de indivíduos e famílias, que se encontrem em situação de rua, desabrigo, abandono, ameaça ou violação de direitos e, também, em migração.
O acesso às Casas de Passagem ocorre por procura espontânea, encaminhamento dos Centros Referências Especializados de Assistência Social - CREAs, dos Centros POP, do Serviço Especializado de Abordagem Social, de outros serviços e políticas públicas. As vagas são reguladas pela Central de Encaminhamento Social - CES, integrante da Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua.
As pessoas acolhidas recebem alimentação (jantar e café da manhã), cama com roupas limpas, kits de higiene corporal/bucal e toalhas para banho, (inclusive aparelho de barbear para homens e absorventes para mulheres), além de roupas limpas e calçados.
Atendidas por profissionais (assistentes sociais), é realizada uma entrevista social para verificar as demandas de cada um. Na sequência são realizados os encaminhamentos necessários, sempre com a perspectiva de refletir sobre a situação atual de vida, sobre novos projetos, busca de autonomia e mais qualidade de vida.
Casa de Passagem Padre Pio
Masculino de 18 a 59 anos
Endereço: Rua Engenheiro Rebouças, 875 - Jardim Botânico ( Praça Plínio Tourinho)
Telefone: (41) 98778-1128
Casa de Passagem Casas de Mulheres
Feminino de 18 anos a 59 anos
Endereço: Rua Desembargador Westphalen, 1845 - Rebouças
Telefone: (41) 3333-2215
Casa de Passagem Boqueirão
Masculino de 18 à 59 anos
Endereço: Rua Oliveira Viana, 1804 - Boqueirão
Telefone: (41) 3363-1771
Casa de Passagem Dr. Faivre
Masculino de 18 à 59 anos
Endereço: Rua Dr. Faivre, 1380 - Centro