Dois servidores da Fundação de Ação Social (FAS) foram eleitos para representar o Estado do Paraná na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 6 a 9 de dezembro de 2025, em Brasília (DF). São eles a assistente social Mirele Cristine dos Santos do Amaral, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cajuru, e o educador social Marlon Luiz Lima, que atua na Casa do Piá III. Eles foram eleitos delegados durante a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada este mês em Foz do Iguaçu.
Curitiba será ainda representada na conferência nacional por a Thainy Madureira Traleski, do Instituto Salesiano de Assistência Social, integrante do seguimento de entidades.
A eleição e homologação dos representantes de Curitiba mostram mais uma vez que a capital se destaca no cenário nacional da política pública de assistência social e reforça a presença e o protagonismo da cidade e da FAS nos espaços de deliberação e controle social da política de assistência.
Além dos dois delegados eleitos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Wanderleia Maria Santos França também foi homologada como suplente no segmento de usuários.
Moções aprovadas
Durante a conferência estadual, a delegação de Curitiba apresentou seis moções, das quais duas foram aprovadas e encaminhadas à União, uma que propõe a regulamentação da profissão de educador social e outra que trata do piso mínimo salarial para assistentes sociais.
A delegação curitibana na etapa estadual contou com seis participantes, dois representantes do governo, dois trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), um representante de usuários, um de entidade e a secretária executiva do CMAS, Simone Alibosek, convidada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que neste ano tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, reunirá delegados de todo o país eleitos nas conferências municipais, estaduais e do Distrito Federal. O encontro é o principal espaço de participação e debate sobre os rumos do Suas no Brasil.