No início de sua gestão, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, falou que um dos seus objetivos seria cuidar daqueles que cuidam, se referindo aos servidores municipais da assistência social de Curitiba. Nesta semana, ele completou cem dias à frente da instituição e reforçou este compromisso durante uma programação dedicada ao bem-estar dos servidores.
A ação, realizada na Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB) Campus Campo Comprido, conta com palestras sobre saúde mental e física, inteligência emocional no serviço público, além de momentos de acolhimento com intervalos para café e socialização. A programação começou às 9h e se estendeu até as 17h desta sexta-feira (11/04).
Ela foi organizada para servidores da Diretoria de Parceria da FAS, responsável por aproximar o setor público com Organizações da Sociedade Civil. Mas, de acordo com Renan, ao longo de sua gestão serão feitas várias ações como esta para garantir o cuidado integral aos servidores. “A gente trabalha tanto pela cidade, mas também precisamos cuidar de nós. Aproveitem, este dia foi pensado para vocês”, disse.
Valorização do servidor
Além de palestras, o evento contou com uma apresentação artística de crianças de 6 a 12 anos do Projeto Agir, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da PIB Campo Comprido. O pastor local, Alexandre Sombrio disse que além deste serviço, há mais quatro projetos de atendimento à comunidade realizados pela igreja em parceria com a FAS.
Para ele, esse evento busca expressar gratidão a estes servidores e mostrar que eles também precisam de cuidados. “As pessoas que trabalham com a assistência social se doam bastante, então esse olhar focado na saúde e bem-estar ajuda eles a pensar no autocuidado e também ser acolhidos em suas dores”, ressaltou o pastor.
Este ano, a FAS vai lançar um programa específico de cuidados aos servidores. O objetivo é valorizar ainda mais o trabalho realizado por essa rede socioassistencial de Curitiba.
Para a diretora de Parcerias da FAS, Adriana Zamboni de Oliveira Soavinsky, saúde e bem-estar é tema constante não só nos serviços públicos, mas em todas as esferas de trabalho, por isso a importância de ações como esta. “Momentos de lazer, de palestras, de parar para conversar, promove a qualidade de vida também”, disse a servidora.