A Fundação de Ação Social (FAS) instituiu os Espaços de Estudo, iniciativa voltada para a formação contínua e o aprimoramento das equipes da instituição. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 100, publicada no último dia 14 de fevereiro.
Os Espaços de Estudo têm como principal objetivo promover a construção coletiva e crítica do conhecimento, além de incentivar o planejamento das unidades e a disseminação de boas práticas entre os servidores. A periodicidade dos encontros será semanal, com duas horas de duração, ou quinzenal, com quatro horas.
"A retomada dos Espaços de Estudo é uma meta do Plano Municipal de Educação Permanente (PMEP) 2023/2025. Queremos garantir que nossos servidores tenham momentos estruturados para refletir, aprender e aperfeiçoar práticas, sempre focando a melhoria dos serviços prestados à população", diz o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
Organização
As atividades serão organizadas pelos diretores, assessores e supervisores regionais da FAS, que deverão garantir que todos os servidores tenham acesso a essas formações sem comprometer o atendimento ao público.
Além disso, os temas abordados seguirão as diretrizes do PMEP/SUAS (Sistema Único de Assistência Social) vigente e incluirão normativas atualizadas da Política de Assistência Social.
Os grupos precisarão contar com um planejamento bimestral, acompanhado pela equipe de Gestão do Trabalho, que também poderá indicar temas a serem abordados. Para este período, foi indicada a leitura da Nota Técnica nº 16/2024, que trata sobre Assédio Moral no contexto das relações de trabalho do SUAS.
Para acompanhar a implementação da iniciativa, a Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Diretoria de Planejamento receberá relatórios bimestrais sobre a realização dos encontros. "Nosso compromisso é garantir que esses momentos de aprendizado sejam produtivos e estratégicos para o fortalecimento das nossas ações", conclui Renan.
A Portaria estabelece ainda que os Espaços de Estudo não poderão ser usados para fins alheios à capacitação e desenvolvimento dos servidores.