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Ação de cidadania realiza 122 atendimentos na Regional Tatuquara

Publicado em 06/03/2025
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Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

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A comunidade do Caximba, na Regional Tatuquara, foi beneficiada com a primeira Ação de Cidadania de 2025, realizada na sexta-feira (28/2) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba. No total, 122 atendimentos foram prestados a famílias da região, muitas delas estrangeiras, garantindo acesso a serviços essenciais.

A ação, promovida desde 2022, ofereceu suporte jurídico, assistencial e de migração, com foco na regularização de documentos. Os serviços foram prestados pela Fundação de Ação Social (FAS), Ministério Público e Cáritas Curitiba – instituição ligada à Igreja Católica que atua na promoção e garantia de direitos das populações mais vulneráveis.

Neste ano, a ação contou com o reforço da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), que levou ao Cras o Sine Móvel para oferta de vagas de emprego, e da Urbs, que prestou atendimento para emissão do cartão transporte.

Atendimentos

O Sine Móvel foi o serviço mais procurado, realizando 28 atendimentos. Além do cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminhamento para processos seletivos, a equipe concedeu gratuidade no transporte coletivo para que os trabalhadores comparecessem às entrevistas e retornassem para casa, dentro do Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.

A Urbs também teve grande demanda, registrando 25 atendimentos para emissão do cartão-transporte em nome dos trabalhadores, requisito necessário para concessão do benefício do Tarifa Zero.

A FAS atendeu 26 pessoas em questões sociais, como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), cadastro para Aprendiz e solicitação de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No setor jurídico, foram 23 atendimentos prestados pelo Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades (NACC) do Ministério Público. Os serviços incluíram orientação sobre divórcio, pensão alimentícia, direito de visita, reconhecimento de paternidade e registros de nome do pai na certidão de nascimento, além de atendimentos relacionados ao INSS, saúde e educação.

Já os voluntários da Cáritas atenderam 20 migrantes, auxiliando na regularização migratória e na integração ao mercado de trabalho.

Acesso à cidadania

A supervisora do Núcleo Regional da FAS na Regional Tatuquara, Rosilene de Fátima Borba, ressaltou a importância da ação para garantir acesso aos direitos básicos da população. “A ação busca levar os serviços para a comunidade, facilitando o acesso e promovendo a cidadania para todas as famílias da região”, afirmou.

Ludelcleia Brites Lino, residente jurídica do Ministério Público, destacou o atendimento descentralizado. “O nosso objetivo é prestar consultoria e atendimento direto à comunidade, oferecendo orientações sobre diversos temas, como direito de família, previdência, saúde e educação, além de encaminhar as demandas para as promotorias especializadas”, explicou.

Beneficiada

Entre os beneficiados pela ação esteve Jhoana Christin Pérez, venezuelana de 47 anos que está no Brasil há seis anos. Após passar quatro meses em Boa Vista, Roraima, ela veio para Curitiba, onde mora com o companheiro e cria dois netos, de 10 e 4 anos.

Jhoana buscou o Cras Caximba para resolver questões relacionadas à custódia das crianças. “Sempre sou muito bem atendida aqui. Venho quando preciso de vale alimentação, roupas para as crianças e, quando a Cáritas está aqui, para resolver questões de documentos. Assim, vou organizando minha vida”, contou.

 

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