Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários de unidades

Publicado em 29/11/2024
  • Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (2)
  • Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (3)
  • Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (4)
  • Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (5)
  • Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (6)
Imagem: Divulgação imagem conteudo

Parceria entre FAS e Faculdade Pequeno Príncipe beneficiam usuários da FAS (2)

Uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) e a Faculdade Pequeno Príncipe, garantiu que estudantes dos cursos de Medicina e Psicologia acompanhassem que fizessem visitas técnicas a dois equipamentos da fundação - o Centro POP Dr Faivre e a Casa de Passagem para Mulheres, ao longo deste ano.


As ações tiveram como objetivo estabelecer um contato inicial entre os estudantes e a população, além de levantar demandas dos usuários que poderiam ser atendidas por meio de atividades acadêmicas. Ao todo, aproximadamente 360 usuários foram beneficiados.


As atividades foram orientadas pela professora mestre Adriana Maria Bigliardi, que dá aulas em ambos os cursos, e integram as Ações de Curricularização da Extensão (ACEX), previstas na grade curricular. Essas ações são vinculadas à Direção de Extensão, representada pela professora mestre Tatiana Forte, e à Direção Acadêmica das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), liderada pela professora Patrícia Maria Forte Rauli.


Atendimento para mulheres


Na Casa de Passagem para Mulheres, os estudantes realizaram quatro oficinas de conscientização voltadas para o autocuidado, a melhora da autoestima e o empoderamento das mulheres.
Em uma das oficinas as acolhidas receberam informações sobre a prevenção do câncer, no contexto do Outubro Rosa. As atividades contaram com a participação de aproximadamente 60 usuárias do serviço e foram conduzidas por quatro estudantes de Psicologia.


Além disso, as mulheres participaram de uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa, ação conduzida por dez estudantes de Medicina.

                        
Centro POP Doutor Faivre


A coordenadora do Centro POP Dr. Faivre, Eridan Rocha, explica que as atividades tiveram início com a apresentação aos estudantes do espaço e das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Com base nas informações obtidas e nas demandas levantadas junto aos usuários, as equipes de estudantes de ambos os cursos elaboraram projetos de intervenção”, contou.


Ao todo, foram realizadas seis atividades, incluindo palestras educativas de promoção à saúde e conscientização sobre a importância do autocuidado, rodas de conversa para prevenção ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas, oficinas motivacionais para incentivar os usuários a buscarem tratamento para dependência química, oficinas voltadas para a melhora da autoestima e a elaboração de projetos de vida, além de atividades lúdicas destinadas a fortalecer o vínculo e a convivência entre os participantes. Essas ações beneficiaram aproximadamente 180 usuários.


Os estudantes de Medicina, organizados em equipes, conduziram a palestra educativa sobre promoção à saúde e autocuidado, bem como a roda de conversa sobre os malefícios do uso de álcool e outras drogas.
Já os estudantes de Psicologia, também divididos em equipes, realizaram oficinas de promoção da autoestima, motivação, elaboração de projetos de vida e fortalecimento de vínculos. Além disso, conduziram palestras sobre higiene pessoal e autocuidado, oficinas de criação de jogos recreativos com material reciclável e oficinas de elaboração de projetos de vida, beneficiando aproximadamente 120 usuários do serviço.
 

 

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes