Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) participam neste mês de outubro, na sede da instituição, no Campo Comprido, de um aperfeiçoamento das atividades realizadas nas oficinas do Programa Mobiliza. O programa é destinado a jovens e adultos e visa desenvolver habilidades sociais e competências pessoais para ajudar na inserção ao mundo do trabalho.
A capacitação, dividida em cinco encontros, teve início em 22/10 e segue até esta quarta-feira (30/10). O objetivo é ampliar os conhecimentos de servidores que já atuaram ou trabalham como facilitadores nas oficinas do programa que acontecem ao longo do ano em todas as regionais da cidade.
Aperfeiçoamento e trabalho
Lotada na Unidade de Acolhimento Institucional Madre Antônia – que atende meninas que estão sob medida protetiva - a educadora social Evelyn Caroline Ribeiro, de 36 anos, conta que fez a primeira capacitação do Mobiliza em 2013, mas ainda não ministrou nenhuma oficina. Agora ela quer levar as atividades às jovens atendidas na unidade.
“Estamos felizes porque no último mês encaminhamos quatro mulheres a vagas de emprego. Mas sabemos do desafio que é o mundo do trabalho, daí a importância de ações como estas para realinhar e ampliar nossos conhecimentos”, disse Evelyn.
Diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, destaca o aumento da empregabilidade em Curitiba e, para ele, iniciativas como o Mobiliza contribuem para esse crescimento. A capital tem hoje o menor índice de desocupação de trabalhadores dos últimos dez anos, com taxa de desemprego em 4,9%, de acordo com dados do IBGE, divulgados em 15 de agosto.
“Estamos vivendo um momento muito bom de trabalho em Curitiba, mas sabemos da importância de incentivar ainda mais jovens e adultos a conquistarem autonomia, a romperem ciclos de vulnerabilidade social, e isso só é possível por meio do trabalho”, ressaltou o diretor.