Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Curitiba é a segunda cidade com maior geração de empregos no país

Publicado em 01/04/2024
  • Curitiba é a segunda cidade com maior geração de empregos no país nos dois primeiros meses do ano
  • Curitiba é a segunda cidade com maior geração de empregos no país nos dois primeiros meses do ano 1
  • Curitiba é a segunda cidade com maior geração de empregos no país nos dois primeiros meses do ano 3
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Curitiba é a segunda cidade com maior geração de empregos no país nos dois primeiros meses do ano

O mercado de trabalho começou aquecido em 2024 em Curitiba. A capital foi a segunda cidade do país com maior geração de empregos com carteira assinada no primeiro bimestre. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged ) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quarta-feira (27/3), mostram que Curitiba obteve um saldo positivo de 17.768 vagas formais em janeiro e fevereiro. Ficou atrás apenas de São Paulo, com 36.354 vagas.

O saldo de vagas em Curitiba representa a diferença entre as 101.596  admissões e 83.828 demissões nos primeiros dois meses do ano. O setor de Serviços foi o que mais contribuiu com a geração de vagas, com 15.414 vagas; seguido pela Construção Civil (1.585), Indústria (445) e Comércio (315).

Somente em fevereiro foram criadas 9.567 vagas com carteira assinada, 34% acima do mesmo período do ano passado, com 7.112 empregos. Sozinha, Curitiba respondeu por 29% dos empregos gerados no Paraná no mês (33.043).

Curitiba se mantém entre as cidades que mais geram empregos no país graças à combinação de retomada econômica, investimentos do setor privado e a uma política municipal direcionada para impulsionar e dar sustentação tanto para trabalhadores quanto para empreendedores.

Apoio municipal 

Na política de apoio ao empreendedorismo, destaque para a redução da burocracia na abertura de negócios. Atualmente são 606 atividades incluídas na lei de liberdade econômica, que prevê a dispensa de alguns alvarás para atividades de baixo risco, facilitando o processo.

Com menos burocracia, o tempo de abertura de empresas vem caindo e atualmente é de duas horas, um dos menores do país. 

Capacitação

Além disso, a Prefeitura investe em capacitação para trabalhadores e empreendedores. Os Liceus de Ofícios da Fundação de Ação Social (FAS) promovem cursos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.

FAS oferece ainda suporte ao trabalhador por meio das unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego.

Para atender as empresas, a fundação possui uma central que cadastra vagas de emprego e auxilia os empregadores a encontrar o trabalhador que procura, além de oferecer espaços públicos do município para a realização de processos seletivos e mutirões de emprego.

Além disso, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais. O Programa 1º Empregotech e o Empregotech 40+ oferecem qualificação na área de tecnologia com aulas e oficinas. 

Fab Lab Cajuru, laboratório de fabricação por prototipagem, por sua vez, gera novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes