Você sabe qual é a diferença entre um drinque e um coquetel? E quais são as bebidas usadas no preparo dessas delícias, geralmente alcoólicas, servidas em casa para os amigos ou em festas?
“Um drinque é apenas uma bebida, enquanto um coquetel é uma mistura de vários ingredientes”, explica Ueslei Felipe de Oliveira Vale, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsável pelas aulas do curso Preparo de Drinques e Coquetéis, ofertado gratuitamente pelo programa Liceu de Ofícios, da Fundação de Ação Social (FAS).
As aulas começaram nesta segunda-feira (19/2) e vão até a próxima terça-feira (27/2), na Casa Culpi, que abriga uma das quatro Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional do município, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Curso inédito
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, explica que esta é a primeira vez que o curso Preparo de Drinques e Coquetéis é ofertado pelo programa Liceu de Ofícios, que há mais de 30 anos qualifica pessoas para o mercado de trabalho ou para o empreendedorismo.
“Os cursos ofertados pelo Liceus de Ofícios procuram atender necessidades de mercado, por isso o município vem trabalhando para oferecer cada vez mais formações na área de gastronomia, que registrou um grande impulso, desde o fim da pandemia da covid-19”, diz.
Em fevereiro, o programa oferece ainda gratuitamente para a população cursos de Comida de Boteco, Preparo de Doces e Salgados para Festas Infantis, Preparo de Pizza, Preparo de Docinhos, Preparo de Pães e Preparo de Decoração de Bolos.
Oportunidade
Há dois anos aposentada como professora da rede municipal de ensino, Elisângela de Oliveira, 50 anos, se inscreveu para o curso e assistiu atenta à primeira aula. “Quero melhorar meu currículo para que eu possa conseguir um emprego com carteira assinada em uma área diferente”, disse.
Moradora de Santa Felicidade, ela contou que já fez também, na Casa Culpi, o curso de Preparo de Pães. “São bons cursos, gratuitos, e ainda com certificado do Senac, que abre muitas portas no mercado de trabalho.”
Joselina Peres, 56 anos, também participa da turma de olho no futuro. “Estou aqui porque quero aprender e estar preparada, caso surja uma oportunidade”, disse a mulher que também já fez os cursos de Cuidador de Idosos, Maquiagem Básica e Informática, oferecidos pela Prefeitura.
A mais jovem da turma, de 11 pessoas, Ester Borges, 20 anos, decidiu fazer o curso para conhecimento pessoal. A jovem, que faz faculdade de Radiologia, disse que quer aplicar os conhecimentos para surpreender amigos e familiares em churrascos e festas.
Fonte: Comunicação FAS