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Prefeitura de Curitiba trabalha para diminuir transtornos causados pelas chuvas

Publicado em 20/02/2024
  • Prefeitura de Curitiba intensifica atendimentos após fortes chuvas dos últimos dias (1)
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Imagem: Divulgação imagem conteudo

Prefeitura de Curitiba intensifica atendimentos após fortes chuvas dos últimos dias (1)

Curitiba recebeu um acumulado de 117,8 mm de chuvas nos últimos dois dias. O grande volume de água em pouco tempo provocou transtornos em diversas regiões da cidade. Equipes da Prefeitura trabalham desde domingo (18/2) nas ruas para minimizar os problemas, ajudar os moradores e fazer a limpeza dos locais afetados.

De acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, a regional mais atingida foi Boqueirão, que recebeu uma precipitação acumulada de 117,8 mm de chuva, seguida de Portão, com 95,6 mm; Tatuquara, 79 mm; Cajuru, 73,6 mm; Matriz, 72 mm; Boa Vista, 31,8 mm; CIC, 21,2 mm; e Pinheirinho, 21,2 mm.

Desde domingo, estão sendo feitos trabalhos de limpeza e atendimento pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS), das secretariais municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, do Governo Municipal (SGM), através da Zeladoria Urbana, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e das Administrações Regionais da Prefeitura.

Trabalho emergencial

Equipes da FAS apoiaram seis famílias atingidas pela forte chuva desta segunda-feira (19/2), no Cajuru. Também houve atendimentos nas regionais do Pinheirinho e do Boqueirão, especialmente no bairro Hauer, um dos locais mais atingidos. Os servidores continuam a busca ativa nos pontos críticos nesta terça-feira (20/2).

Ainda na noite desta segunda-feira (19/2), equipes de arborização e limpeza pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a retirada de uma árvore de grande porte que caiu na Rua das Perdizes, no Pinheirinho.

No bairro Parolin, mais castigado pelas chuvas do último domingo (18/2), as equipes da FAS atenderam 12 famílias, que receberam colchões, cobertores, alimentos e material de limpeza. Também no domingo, equipes da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) realizaram três atendimentos emergenciais em edificações com risco, nos bairros Novo Mundo e Portão.

Curitiba contra Cheias

Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), através do Departamento de Pontes e Drenagem, a Prefeitura faz importantes obras de macrodrenagem em vários pontos da cidade.

Também continua em andamento a limpeza e desassoreamento de rios e córregos para retirar bancos de areia que causam afunilamento das calhas e dificultam o fluxo de escoamento da água.

Outra importante forma de prevenir os alagamentos depende do comportamento da população, que deve destinar corretamente o lixo e materiais que podem ser reciclados. Lixo, resto de materiais de construção, móveis e outros entulhos jogados em locais inadequados acabam indo para as galerias de captação das águas das chuvas, nos rios, gerando obstruções e potencializando alagamentos.

Amigo dos Rios

O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.

Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.

É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.

O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site www.central156.org.br ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).

 

Fonte: Comunicação

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