Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura

Publicado em 09/02/2024
  • Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura e à cidadania
  • Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura e à cidadania 1
  • Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura e à cidadania 2
  • Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura e à cidadania 3
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Solar do Rosário doa livros para a FAS e incentiva o acesso à cultura e à cidadania

As pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) terão acesso a obras da literatura paranaense, como o livro Curitiba – Luz dos Pinhais, de autoria do prefeito Rafael Greca, que relata a história da capital, do antigo caminho indígena e parada de tropeiros até a metrópole atual. São 13 títulos, todos editados e doados pelo Solar do Rosário, espaço cultural de Curitiba que desde 1992 trabalha para a promoção da cidadania com a difusão da arte e da história.

Nesta terça-feira (6/2), a diretora-presidente do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, fez a doação simbólica de 13 dos 39 exemplares do livro Curitiba – Luz dos Pinhais, que serão encaminhados pela FAS para todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados na cidade.

“Quero que este livro chegue a todas as pessoas que são atendidas nos Cras porque ele é uma joia da história de Curitiba, lindamente contata pelo olhar do prefeito Rafael Greca, que é um apaixonado pela cidade”, disse Lúcia.

Os livros foram recebidos pela diretora de Proteção Social Básica da FAS, Maria Inês Gusso Rosa, e pela coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Gislane Moreira, no Solar do Rosário, onde fizeram um relato do trabalho desenvolvido pela FAS, responsável pela gestão das políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital.

“Esses livros serão importantes para possibilitar o acesso da população atendida pelos serviços da FAS à leitura. Com esta gentileza da equipe do Solar do Rosário será possível espalhar ainda mais conhecimento pela cidade”, disse Maria Inês.

Lucia e Maria Inês falaram ainda de novas oportunidades para garantir que o público da assistência social de Curitiba possa acessar atividades culturais promovidas pelo Solar do Rosário.

Obras paranaenses

Os livros que serão doados Solar do Rosário são Traços, Trajetórias e Raízes, Esboços de De Bona, Uma Viagem pelo Mundo da Arte, Domício Pedroso, Pintores da Paisagem Paranaense, A Arte de Romero Britto, Pintores Contemporâneos do Paraná – volumes 3 e 4 -, Por que Pintura?, Marinhas, Os Ilustres Irmãos Rebouças e Arte do Paraná.

Luz dos Pinhais

Com o formato gráfico que se aproxima de um almanaque, ricamente ilustrado, o livro Curitiba – Luz dos Pinhais traz em suas 592 páginas registros que vão de fotografias antigas a ilustrações, além de diversas obras de arte de artistas como Poty Lazzarotto a Theodoro De Bona.

Entre textos e imagens, Greca faz uma viagem no tempo. Ele começa com os primeiros habitantes da região, os indígenas, passando pelos colonizadores até as famílias de imigrantes. A arquitetura e a arte local têm grande destaque em Luz dos Pinhais, bem como acontecimentos marcantes, incluindo a Guerra do Pente e a visita do Imperador Dom Pedro II.

Importantes personagens paranaenses também têm lugares ao longo da obra: a poetisa Helena Kolody, o escritor Dalton Trevisan, o artista Poty e o arquiteto João Batista Vilanova Artigas são alguns dos homenageados.

Solidariedade

Além do trabalho voltado para a disseminação da cultura em Curitiba, a família Casillo – que tem como patriarcas os advogados João Casillo e Regina de Barros Correia Casillo - desenvolve ações sociais, em parceria com a Prefeitura. Entre elas, a distribuição de refeições para pessoas em situação de rua atendidas pelo município e voluntários, por meio do programa Mesa Solidária.

Patrícia Casillo, filha de João Casillo e Regina, falecida em 2022, dá nome a uma das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, sob o Viaduto do Capanema.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes