Conselho de Assistência Social faz reunião para promover participação popular

Publicado em 26/05/2023
Imagem: Levy Ferreira/SMCS imagem conteudo

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Curitiba fará uma reunião plenária descentralizada no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal

Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Curitiba fará uma reunião plenária descentralizada na próxima terça-feira (30/5). Diferente do local usual, que é a sede da Fundação de Ação Social (FAS), no Campo Comprido, desta vez a reunião ocorrerá no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, no Jardim Botânico.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população do ambiente de controle social (participação da sociedade na administração pública), proporcionando uma maior participação popular nas discussões e decisões do conselho. Esta é a segunda vez que o conselho realiza uma reunião descentralizada.

A presidente do CMAS, Danielle Dalavechia Santos Chedid Silvestre, explica que a decisão de realizar plenárias em outros espaços foi tomada em 2022, como forma de ampliar a participação da sociedade civil. “Essas reuniões em locais diferentes buscam promover a democratização do acesso e engajamento da população nas discussões sobre a Assistência Social na cidade”, diz.

Programação

A programação da reunião incluirá uma apresentação sobre o CMAS, abordando suas atribuições, composição e os participantes envolvidos.

Além disso, haverá uma palestra magna sobre o Controle Social, destacando a importância do envolvimento da sociedade na fiscalização e acompanhamento das políticas sociais. O palestrante convidado será o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias Souza.

No período da tarde, serão discutidas as pautas do CMAS, além de anunciada a XV Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba, em julho deste ano.

O conselho

O CMAS reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços da assistência social públicos e privados no município.

Dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: nove representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e nove representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no conselho.

As reuniões do conselho são públicas e mensais. O órgão tem o apoio da FAS que presta assessoramento técnico e disponibiliza infraestrutura para seu funcionamento.

Fonte: Comunicação FAS