Liceu oferece curso de calcetaria a pessoas em situação de rua

Publicado em 22/11/2022
  • Liceu oferece curso de calcetaria 1
  • Liceu oferece curso de calcetaria 2
  • Liceu oferece curso de calcetaria 3
  • Liceu oferece curso de calcetaria 5
Imagem: Andre Wormsbecker imagem conteudo

Liceu oferece curso de calcetaria 1

O programa Liceu de Ofícios, que oferta cursos gratuitos de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal para a população curitibana, está abrindo um curso de calcetaria especialmente voltado a pessoas em situação de rua atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS).

“É com muito orgulho que Curitiba passa a ofertar o curso de calceteiro. Vamos transformar as pessoas que são acolhidas pelo município em profissionais qualificados para a construção das tradicionais calçadas portuguesas que, em Curitiba, também são conhecidas por petit-pavé”, explica o prefeito Rafael Greca.

A aula inaugural do trabalho artesanal e milenar de se construir calçadas de pedras será nesta quinta-feira (24/11), às 9h, num espaço especialmente montado na Praça Solidariedade, no Rebouças, onde a Prefeitura mantém um complexo de atendimento a pessoas em situação de rua.

No chamado Liceu de Ofícios da Construção, 15 pessoas que são atendidas pela FAS no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Solidariedade e no Hotel Social Tabaj irão aprender o ofício que possui uma mão de obra rara e poucas opções de formação no país. Há muitos anos, a prática acabou sendo passada de pai para filho o que ajudou a reduzir o número de calceteiros no mercado de trabalho.

De olho no mercado
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, diz que a decisão de criar o novo curso atende a uma demanda de mercado.

“Somos acostumados a ver as calçadas portuguesas nas principais calçadas de Curitiba, mas essa antiga técnica também é usada por construtoras e condomínios e não só em piso, como também em paredes”, explica a presidente da FAS.

Logo após a formação, a FAS fará a articulação para que os novos calceteiros possam ser contratados pelas empresas que prestam serviços para a Prefeitura na construção de calçadas e também para outras empresas da cidade que atuam no setor.

As aulas do novo curso vão acontecer até o próximo dia 13/12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, com formatura no dia seguinte. A técnica será ensinada por Valmir Jorge Gomes, calceteiro conhecido em Curitiba e que possui aproximadamente 45 anos de experiência na área.

Gomes será o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro da FAS na oferta de cursos profissionalizantes e que desenvolveu a ementa do novo curso especialmente para atender a esse novo projeto do município.

Desde segunda-feira (21/11), o grupo está participando das oficinas do Mobiliza, outro programa da FAS que prepara pessoas para o mundo do trabalho, principalmente para a descoberta de habilidades.

Até o fim de 2023, a FAS abrirá mais nove turmas do curso de Calceteiro, que além de além dos mosaicos portugueses, também vão ensinar outras técnicas como de uso de paralelepípedo e de paver.

Imigrantes
A técnica de construção das calçadas portuguesas foi trazida para Curitiba por imigrantes no início do século 20. Na capital, elas ganharam desenhos art déco e art nouveau e, especialmente, os do Movimento (1903 -1923), criado por artistas e como Lange de Morretes, Domingos Nascimento, Romário Martins, Zaco Paraná e João Turin