Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Rede hoteleira reforça oferta de empregos para movimento do Natal

Publicado em 21/11/2022
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho.
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 1
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 2
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 3
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 4
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 5
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 6
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 7
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 8
  • Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. 9
Imagem: Hully Paiva/SMCS imagem conteudo

Mutirão de Empregos em Hotelaria realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Mais de 100 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (21/11) do Mutirão de Empregos em Hotelaria que está sendo realizado no auditório Rua da Cidadania do Pinheirinho. Até às 16h, estão sendo oferecidas 70 vagas pelos principais hotéis de Curitiba, que estão reforçando o efetivo para o Natal.

“As empresas estão investindo para o Natal de Curitiba, que tem atraído muitos turistas de várias partes do Brasil. A geração de empregos é um reflexo do trabalho da Prefeitura e dos patrocinadores em realizar o maior Natal do Brasil na cidade”, comentou o gerente do Sine (Sistema Nacional de Emprego), Renan de Oliveira Rodrigues.

A cessão de espaços do município para as empresas realizarem processos seletivos de trabalhadores vem sendo adotada pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego, desde 2021.


Os candidatos aprovados no processo de seleção irão trabalhar em hotéis das redes Bourbon, Accor, Bristol e HCC, além dos hotéis Alta Régia, Mabu, Intercity e Capivari Ecoresort.

“Quem for contratado começa a trabalhar já no dia 1º de dezembro”, explicou a supervisora do núcleo FAS da Regional Pinheirinho, Karlin Giane Lessmann.

Palestras na seleção

Ela explicou que existe uma carência de mão de obra neste setor e em razão disso os liceus de ofícios da Prefeitura ofertam cursos gratuitos de qualificação para capacitar os trabalhadores que estão procurando emprego. “Este ano oferecemos mais de mil cursos e agora estamos estes frutos”, comemorou.

No mesmo local em que está sendo feita a seleção, também estão ofertadas minipalestras para os candidatos sobre o dia a dia no hotel e o desenvolvimento do profissional; hospedagem e a governança de acolhimento e atenção; alimentos e bebidas: cuidados na cozinha e o atendimento no salão; e o aplicativo B2Hotel e suas funcionalidades.

“Para trabalhar no setor de hotelaria precisa gostar de pessoas, ser proativo e ter vontade de progredir na carreira”, explicou a gerente do Hotel Mercure Curitiba, Kauana Becker.

Ela contou que no caso do Mercure é disponibilizada uma plataforma mundial para os colaboradores fazerem cursos virtuais de capacitação.

“Quem escolher trabalhar no setor de hotelaria deve estar atento a soft skills (habilidades) como empatia, ser comunicativo, aprender um idioma e ter vontade de crescer”, resumiu.

Lucimara Aparecida Souza, 48 anos, moradora no Tatuquara, decidiu participar do mutirão porque quer mudar de área. “Trabalhei muitos anos no setor de saúde, aí veio a pandemia, foi muito difícil para todos nós e agora pretendo trabalhar em hotéis”, disse ela.

Outra candidata, Alice Pinto, 51 anos, que mora no Pinheirinho também está na esperança de terminar o ano empregada. “Eu trabalho como garçonete há 15 anos em Curitiba. Creio que esta experiência deve ajudar. Estou muito otimista”, entregou.

Fonte: Comunicação FAS

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes