Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham voltar ao trabalho

Publicado em 16/08/2022
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.1
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.2
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.3
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.4
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.5
  • Pessoas em situação de rua fazem curso de pizzaiolo e sonham com volta ao trabalho.6
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Depois de fazerem uma oficina para descoberta de habilidades e um curso de informática, pessoas em situação de rua atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) começaram nesta semana o curso de pizzaiolo. A ação faz parte do programa Erga-se lançado pela Prefeitura no dia 1º de agosto para promover o desenvolvimento comportamental e a qualificação profissional dessa população.

As aulas são realizadas no Mesa Solidária e Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, sob o viaduto do Capanema, espaço onde à noite o município faz a distribuição de refeições gratuitas em parceria com voluntários. Até sexta-feira (19/8), o grupo vai aprender técnicas para o preparo de massas e montagem de pizzas, com diferentes recheios, molhos e sabores.

Sob o comando do instrutor do Senac Luís Hamilton, nesta segunda-feira, o grupo recebeu informações sobre o conteúdo do curso, o cuidado com os alimentos e iniciaram o mise en place - separação e preparação dos ingredientes que serão usados nas receitas - além dos molhos que vão compor as pizzas.

Percurso

O curso que tem o nome Preparo de Pizzas faz parte de um percurso de aprendizados para as pessoas que participam do programa Erga-se. O percurso desta primeira turma será finalizado na próxima sexta-feira, com uma formatura. No dia da festa, os visitantes poderão degustar pizzas produzidas pelo grupo a partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Todos os concluintes terão direito a certificado emitido pelo Portal Aprendere, que reúne informações sobre cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba.

“A motivação e alegria dessa primeira turma nos mostra que o Erga-se já é um sucesso. Em três semanas de curso, vemos a transformação dessas pessoas que já se sentem preparadas para o mundo do trabalho”, explica a diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves.

Nesta segunda-feira, o grupo foi convidado a participar de mais um curso que terá início nos próximos dias, o de boas práticas na manipulação de alimentos, ofertado pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Novo emprego

Acolhido pela FAS em um hotel social, o rondoniense Uilson José Mendonça da Silva, 41 anos, viu no programa a oportunidade de melhorar o currículo e ter uma nova chance no mercado de trabalho. “Eu trabalho com panificação e ter um curso de pizzaiolo é uma nova oportunidade de trabalho”, explicou.

O alagoano Jaickson Jorge dos Santos, 62 anos, também está confiante que o curso de pizzaiolo possa lhe abrir novas portas. “Vejo dificuldade de voltar para a minha profissão e esse curso pode ser um recomeço”, disse o técnico de refrigeração que ficou em situação de rua, no início deste ano e está acolhido em uma unidade da FAS, no Boqueirão.

Marcello Henrique Dutra Beguetto, 29 anos, também sonha com um novo emprego. O rapaz que ficou em situação de rua em dezembro de 2021 e é acolhido pela FAS há sete meses, conta que já fez o curso de Gastronomia Contemporânea em uma tradicional escola de profissões da cidade, depois de receber uma bolsa de estudo, mas que uma depressão o fez sair de casa e ficar desabrigado.

Fonte: Comunicação FAS

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade