Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho; em julho tem mais

Publicado em 29/06/2022
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho.
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (1)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (2)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (3)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (4)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (5)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (6)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (7)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (8)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (9)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (10)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (11)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (12)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (13)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (14)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (15)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (16)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (17)
  • Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho. (18)
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Festas juninas animam regionais Portão e Pinheirinho.

Dança de quadrilha, comidas típicas e brincadeiras alegraram a tarde desta quarta-feira (29/6) de alunos com mais de 60 anos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e de assistidos dos programas das Fundação de Ação Social (FAS), das regionais Portão e Pinheirinho.

A animação continua em julho com as festas nas regionais Bairro Novo, Boa Vista e Boqueirão (programação no final da matéria).

As festas desta quarta foram realizadas nas instalações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro, no Pinheirinho, e na sede da Associação Curitibana da Melhor Idade, no Santa Quitéria. São resultado da parceria entre FAS, Smelj, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Associação Curitibana da Melhor Idade e CTG 20 de Setembro.

Participaram idosos dos Centros de Atividades para Pessoas Idosas (Catis) e dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parolin e Fazendinha, que conta com o serviço de fortalecimento de vínculos, e dos grupos 60+ atendidos pela Smelj e FCC.

Estavam lá também alunos do curso de Empreendedorismo Instituto Federal do Paraná (IFPR), assistidos do UAI Madre Antônia, da Casa São Bento, do Centro Dia Amigo Curitibano e usuários das unidades de saúde da Regional Pinheirinho.

Bandeirinhas e roupas caipiras

Os locais estavam todos enfeitados com bandeirinhas e motivos juninos e os idosos se vestiram de caipira para abrilhantar ainda mais as festas.

No CTG 20 de Setembro, a animação ficou a cargo do músico Alceni Vieira e na Associação Curitibana da Melhor Idade, quem embalou o publico foram as duplas Anny Carolines e Juvinha (Campina Grande Sul) e Ortiz e Santa Cruz (São José dos Pinhais).

Cerca de 712 pessoas participaram dos festejos nos dois locais - 350 na Regional Pinheirinho e 362 na Regional Portão.

Lazer e divertimento

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, que participou da festa da Regional Pinheirinho, agradeceu ao CTG por ceder o espaço e elogiou a organização do evento.

“Trago um abraço fraterno do prefeito Rafael Greca à toda comunidade. Ficou muito bonita essa homenagem a São Pedro e São Paulo e vimos que muitos grupos de terceira idade que integram os grupos de lazer e recreação da Prefeitura e estão aqui tendo uma tarde de lazer e divertimento”, comentou Eduardo Pimentel.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr., destacou a união de esforços das secretarias para realizar o evento.

“Este trabalho é muito importante para o lazer e a diversão da população curitibana e hoje essa festa representa isso, a oferta de serviço ao cidadão para melhoria da qualidade de vida”, disse.

Vivendo e dançando

Além de pinhão, pipoca e doces juninos, os participantes também se divertiram com concursos de beleza e de dança, quadrilhas, sorteios, distribuição de brindes.

O casal Nivair Vieira, 87 anos, e João Maria Metzel, 89 anos, que mora no Santa Quitéria, se divertiu na festa.

“Adoramos a festa. Dançar faz parte da nossa vida. Durante a pandemia, quando não podíamos sair, a gente dançava em casa para manter a forma”, contou Nivair.

As festas contaram com a presenças dos administradores regionais Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Gerson Gunha (Portão), chefes de núcleos regionais e funcionários das regionais que organizaram os eventos.

Serviço: Festas Julinas

Boqueirão
Data e horário: 1/7, das 14h às 17h
Local: Ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430

Boa Vista
Data e horário: 1/7, das 14h às 17h
Local: Paróquia Santo Antônio - Avenida Paraná, 1.939 - Boa Vista

Bairro Novo
Data e horário: 2/7, das 15h às 17h
Rua da Cidadania do Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1.700

Mercado Municipal Capão Raso
2º Festival do Pinhão
Data: até 15/7
Local: Rua Otto Cabel, 51, Novo Mundo

Inverno Curitiba

Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação vai até 31 de julho.

Fonte: Comunicação FAS