Regional Portão promove ação para sensibilizar contra o trabalho infantil

Publicado em 15/06/2022
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (9)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (3)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (4)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (5)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (6)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (7)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (8)
  • Sensibilização contra o Trabalho Infantil (10)
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Sensibilização contra o Trabalho Infantil (9)

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para Violência, da regional Portão (FAS, Saúde e Educação), promoveu nesta quarta-feira (15/06) uma ação para sensibilizar contra o trabalho infantil.

O local da ação foi decorado com muitas cores e cata-ventos, que simbolizam o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. As crianças do 4º e 5º ano da Escola Municipal Nova Esperança participaram de um quiz, que abordava o tema “o que não é trabalho infantil”.

“Na escola a gente fez desenho e uma colagem. A gente também escreveu um texto sobre a criança não poder trabalhar. Hoje viemos ver a exposição dos nossos trabalhos sobre o trabalho infantil, ouvir história e fazer leitura na biblioteca”, conta o aluno Arthur Santos, de 9 anos.

Curitiba trabalha para garantir os direitos de crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde é oferecido serviço para a prevenção do trabalho infantil, e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atuam nos casos onde há constatação de violação de direitos.

"Essa ação tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade sobre o Combate ao Trabalho Infantil, sendo essa uma violação grave dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso preservar e garantir uma infância e adolescência saudável, segura com o direito de brincar, sonhar e estudar”, explica a supervisora da FAS, no Núcleo Regional Portão, Lidiane Oliveira Bonamigo.

Ação mundial

12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. Desde então, busca mobilizar a sociedade, os trabalhadores, empregadores e os governos de todo o mundo contra essa violação.

No Brasil, de acordo com a Constituição Federal, é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a pessoas com menos de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Programação nas regionais

Bairro Novo

25/06 – Sensibilização para o tema e panfletagem nas escolas.

CIC

22/06 - Roda de conversa sobre trabalho infantil e o Programa Aprendiz. Local:  Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI), às 14h.

Pinheirinho

01 a 30/06 – Distribuição de material gráfico.

Santa Felicidade

14/06 - Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para reflexão da necessidade das crianças vivenciarem a infância e não precisarem trabalhar. Local: Cras Bom Menino, 13h30 às 16h30.

21/06 - Roda de conversa e atividades para reflexão sobre o combate ao trabalho infantil. Local: Cras Bom Menino, 13h30 às 16h30.

Tatuquara

01 a 30/06 - Ação Diga não ao Trabalho Infantil voltada para as famílias acompanhadas pela FAS. Local: Cras Monteiro Lobato, das 8h às 17h.

Fonte: Comunicação FAS