A Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) devem ampliar parcerias para atender ainda mais famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. O tema foi tratado durante uma visita de gestores da fundação, à Fazenda Urbana, nesta sexta-feira (27/5).
Recebidos pelo secretário Luiz Gusi, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a SMSAN e conheceu o espaço dedicado ao plantio de alimentos sem agrotóxico, além da Central de Distribuição que abastece os 35 Armazéns da Família em Curitiba e outros 14, na Região Metropolitana. Ao final da visita, todos puderam ainda colher hortaliças e temperos.
“O conceito segurança alimentar está na assistência social, na saúde, no esporte e lazer. Podemos ampliar esse trabalho integrado, com um olhar sustentável, e fazer com que mais pessoas sejam atendidas”, disse Gusi.
Atualmente, a SMSAN coordena o Programa Mesa Solidária que faz a distribuição de refeições gratuitas para pessoas em situação de rua, público atendido pela FAS. Lançado em dezembro de 2019, o Mesa Solidária conta ainda com a participação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico - com mais de 40 entidades parceiras - instituições religiosas, organizações da sociedade civil (OSCs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, que liderou o grupo que visitou a Fazenda Urbana - formado por diretores e supervisores regionais -, destacou que o 3º Setor pode ser um dos grandes parceiros em novos projetos que visa garantir o acesso de todos a uma alimentação saudável.
Prêmio internacional
Inaugurada pelo prefeito Rafael Greca em 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. O local fica ao lado do Mercado Regional do Cajuru e, durante o passeio, o visitante tem uma experiência vivencial das principais etapas do ciclo alimentar.
Em uma área de 4.435 m², a Fazenda Urbana reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. São dezenas de variedades agrícolas orgânicas cultivadas em hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs).
O complexo conta ainda com central de compostagem de resíduos orgânicos do Mercado Regional Cajuru, banco de alimentos para o Mesa Solidária.
A Fazenda integra o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba, que é finalista do prêmio Latam Smart City Awards, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. Além da Fazenda Urbana, o programa compreende 115 hortas e os Jardins de Mel.