Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários

Publicado em 25/05/2022
  • Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários 1
  • Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários 2
  • Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários 3
  • Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários 4
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Sine municipal instalado em shopping aproxima trabalhadores e empresários 1

Depois de passar quase dois anos desempregado em função da pandemia da covid-19, Elieser Maurício de Lima, 42 anos, voltou ao mercado de trabalho. O sonhado emprego foi conquistado há menos de um mês, depois que ele procurou atendimento na unidade temporária do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Shopping Estação, aberta no dia 29 de abril.

Lima foi contratado como atendente no restaurante e cervejaria Bier Hoff, que fica no shopping. “Espero que essa oportunidade seja um sucesso, garanta o meu salário e me traga muitas realizações”, disse Elieser que, antes da chegada da pandemia, era gerente de uma pousada em Morretes, no Litoral do Estado, além de empresário.

“Na pandemia o setor do turismo fechou e com ele uma churrascaria, um bar e um estacionamento que eu tinha na cidade”, conta.

Atendimentos

Assim como Lima, dezenas de pessoas foram atendidas na unidade do shopping, resultado de uma parceria entre o centro comercial e a Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política do trabalho e emprego em Curitiba.

A abertura do posto municipal fez parte de uma ação comemorativa ao Dia das Mães e priorizou durante oito dias o atendimento a mulheres que estavam desempregadas. Depois disso, o atendimento foi aberto para toda a população.

“Em 27 dias de funcionamento, fizemos 383 atendimentos e encaminhamos 77 trabalhadores para entrevistas de emprego”, comemora o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Muitas pessoas também foram orientadas sobre como usar o aplicativo Sine Fácil e fizeram cadastro para participação nos cursos gratuitos do Programa Liceu de Ofícios, também da Prefeitura.

Inicialmente, a unidade funcionaria até o próximo dia 3, mas os resultados alcançados fizeram os parceiros estender o atendimento no local até o fim deste ano.

Facilidade para empresários

Além de beneficiar os trabalhadores, o posto municipal também trouxe facilidades para os empresários, principalmente para aqueles que possuem empresas no Shopping Estação.

O mestre cervejeiro e proprietário da Bier Hoff, Jacir Cavalheiro, que contratou Lima, gostou da novidade.

“O Sine dentro do shopping encurtou a distância entre o empregador e o empregado. É muito mais fácil a pessoa entregar um currículo no shopping do que na rua”, diz Cavalheiro. “Quem teve essa ideia está de parabéns, pois foi uma bela decisão.”

Cascavelense, mas radicado em Curitiba desde 2006, Cavalheiro conta que já havia usado o Sine para busca de colaboradores, há dez anos, mas desistiu do programa por causa da baixa qualificação dos trabalhadores na área de restaurantes que eram encaminhados.

“Hoje vejo uma diferença brutal, as pessoas que chegam para processo seletivo têm muitas qualificações ou muita experiência, o que é muito bom”, explica o empresário, que possui o estabelecimento há 20 anos, 16 deles dentro do shopping.

Além de Lima, o empresário contratou mais três trabalhadores – que estão em contrato de experiência -, desde a chegada da unidade no centro comercial. Segundo ele, faltam profissionais para atender a demanda que vem crescendo, desde o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia. O restaurante emprega hoje 16 profissionais.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes