Liceu de Ofícios vai oferecer 295 vagas em cursos gratuitos em janeiro

Publicado em 22/12/2021
  • Curso de Auxiliar Administrativo, em parceria com o  Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) (1)
  • Curso de Auxiliar Administrativo, em parceria com o  Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) (3)
  • Curso de Auxiliar Administrativo, em parceria com o  Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) (4)
  • Curso de Auxiliar Administrativo, em parceria com o  Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) (2)
Imagem: Sandra Lima/FAS imagem conteudo

Curso de Auxiliar Administrativo, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) (1)

Quem quiser aproveitar o mês de janeiro para se capacitar para o mercado de trabalho pode se inscrever em cursos que serão ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba, por meio do programa Liceu de Ofícios. Serão três opções, o de Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo e Elétrica Básica, com total de 295 vagas. As aulas começam no dia 17 de janeiro.

O curso de Cuidador de Idoso terá 50 vagas destinadas apenas para pessoas que são acompanhadas pela Fundação de Ação Social (FAS) e que moram nos bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara, maiores de 18 anos. Metade das vagas irão atender moradores de uma segunda regional, ainda a ser definida.

Com duração de 160 horas, divididas em 40 encontros que vão acontecer de segunda a sexta-feira, o curso será presencial, com aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação é financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMPI).

A maioria das vagas ofertadas (230) serão para o curso de Auxiliar Administrativo, promovido em conjunto com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR). Com carga de quatro horas, o curso é aberto para toda a população (a partir de 14 anos) e acontecerá presencialmente nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Matriz, Pinheirinho e Santa Felicidade.

O terceiro curso é o de Elétrica Básica (para pessoas com 18 anos e mais) que vai ofertar 15 vagas. Promovido em parceria com a Electrolux, o curso será on-line.

As inscrições para os cursos poderão ser feitas a partir de 3 de janeiro, no Portal Aprendere. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3250-7442, após o fim do recesso municipal.

Encerramento

O programa Liceu de Ofícios, coordenado pela FAS, encerrou esta semana os cursos de 2021, que voltaram a ser ofertados presencialmente desde 16 de novembro, em função da pandemia da covid-19.

Ao todo, 806 pessoas se inscreveram para participar dos cursos presenciais e palestras, como Cuidador de Idosos, Auxiliar Administrativo, Qualidade no Atendimento ao Público e Marketing Pessoal, além de oficinas de elaboração de currículo e dicas para participar de processos seletivos.

A adolescente Bianca Pereira Braga, 17 anos, fez o curso Auxiliar Administrativo, no Liceu de Ofícios Santa Rita, na Regional Tatuquara, este mês, e gostou da experiência. “Me ajudou em bastante coisa, aumentou meu conhecimento, me deu experiência para o mercado de trabalho e, ainda, uma nova perspectiva”, disse.

Bianca agradeceu a iniciativa da Prefeitura pela oferta dos cursos gratuitos. “Os projetos da FAS mudaram a minha vida, todos me ajudaram a ser alguém melhor”, concluiu.

Os cursos aconteceram nos Liceus de Ofícios, Ruas da Cidadania, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades de acolhimento, e no Senac.

Fonte: Comunicação Social