Famílias curitibanas em situação de vulnerabilidade social vão receber os cartões do programa estadual Comida Boa que darão direito a um crédito mensal no valor de R$ 80 para compra de itens de necessidades básicas. A Prefeitura de Curitiba começou a entregar os cartões aos beneficiários nesta terça-feira (21/12), um dia depois de receber o material do Governo do Estado. A iniciativa vai atender 7.035 famílias.
A distribuição dos cartões magnéticos está sendo feita nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades da Fundação de Ação Social (FAS). O atendimento será realizado até as 17h desta quarta-feira (22/12) e retornará às 8h do dia 3 de janeiro.
O programa tem o objetivo de contribuir para a erradicação da pobreza, garantia da segurança alimentar e a redução da desigualdade social.
Terão direito à transferência de renda famílias com renda per capita de até R$ 200, consideradas em situação de extrema pobreza ou pobreza, e que não são beneficiárias do programa federal Auxílio Brasil. A seleção das famílias foi feita pelo Governo do Estado.
Uma nova lista de beneficiários será gerada a cada 90 dias pelo governo estadual. Quem continuar atendendo aos critérios do programa permanecerá com a recarga mensal do cartão. Ao mesmo tempo em que aqueles que não estiverem mais enquadrados no programa terão o cartão cancelado.
Cadastro atualizado
Para receber os cartões, a família beneficiada deve procurar o Cras mais próximo de onde mora. O benefício será concedido ao responsável familiar com apresentação de documento oficial com foto e com inscrição no Cadastro Único, sistema do governo federal para concessão de benefícios sociais.
Nos Cras, as famílias recebem o cartão magnético, que terá recarga no dia 25 de cada mês, e são orientadas sobre como fazer o desbloqueio. As famílias têm prazo de 90 dias para usar o valor creditado no cartão. É proibida a aquisição de bebidas alcoólicas e cigarros.
Para saber mais sobre o programa, consultar se é um dos beneficiários e verificar os locais para compras clique aqui.
Fonte: Comunicação FAS