Campanha incentiva destinação de IR para atendimento aos idosos

Publicado em 03/12/2021
  • Campanha incentiva destinação de IR para atendimento a pessoas idosas.
  • Campanha incentiva destinação de IR para atendimento a pessoas idosas. (2)
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Campanha incentiva destinação de IR para atendimento a pessoas idosas.

Você sabia que parte do seu imposto de renda devido pode ser destinado para instituições e projetos sociais que atendem pessoas idosas em Curitiba? E que ao fazer essa destinação, o seu dinheiro, que antes iria para Brasília, é investido no município, beneficiando milhares de idosos?

Para sensibilizar a população sobre essa possibilidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram uma campanha que já pode ser vista nos pontos de ônibus, nas redes sociais, nas TVs de prédios comerciais e dos ônibus, além de ouvida nas rádios.

O objetivo é atingir pessoas físicas e jurídicas, mas, neste momento, principalmente os empresários e contadores que têm prazo até o próximo dia 30 para entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Empresas que usam o regime de tributação de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido. Já para pessoas físicas o limite é de até 6% até 30 de dezembro e de 3% de 1º de março a 30 de abril de 2022. A doação é completamente isenta de custos e taxas.

Projetos e programas

Todas os valores destinados pelos contribuintes vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a suas aplicações são feitas em projetos e programas que precisam ser aprovados pelo CMDPI.

“A destinação do imposto de renda é um ato solidário, é uma maneira simples de tornar uma obrigação em uma escolha cidadã que ajuda no desenvolvimento de ações para atendimento, promoção e garantia de direitos desse importante público, principalmente aqueles que mais precisam", diz a presidente do CMDPI, Tatiana Possa Schafachek.

Ajuda importante

Uma das organizações que recebem recursos provenientes da destinação do Imposto de Renda é a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Em 2019, a instituição captou mais de R$ 2,2 milhões que foram aplicados em um projeto de abertura de cinco leitos de UTI para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com 60 anos ou mais.

Esta semana, a Santa Casa apresentou um novo projeto ao conselho, desta vez para captar R$ 4,3 milhões que serão usados na implantação de infraestrutura de acessibilidade para pacientes idosos.

O plano prevê a contratação de uma empresa que fazer o mapeamento e o projeto arquitetônico, a implantação de quatro elevadores para acesso ao segundo andar do prédio da Santa Casa, onde estão as áreas de exames, além da instalação de um novo sistema de aquecimento de água, de piso antiderrapante, corrimões e sinalização tátil.

Além disso, os recursos serão usados na reforma de 40 quartos e 40 banheiros e na compra de cadeiras motorizadas e camas elétricas.

“Este projeto tornará a infraestrutura da Santa Casa acessível para todos”, diz o provedor da ISCMC, Dom Diamantino Prata de Carvalho . Atualmente, uma das dificuldades enfrentadas, segundo ela, é que a entrada principal do hospital tem uma escadaria e para acessarem a rampa, os pacientes precisam dar a volta em todo o prédio pela rua.

A estimativa é que as obras de acessibilidade vão beneficiar 4.800 pacientes por ano. Atualmente, 53% das pessoas atendidas na Santa Casa que precisam do SUS são idosas.

Passo a passo

Fazer a destinação do Imposto de Renda é simples e rápido. Basta seguir o passo a passo, pagar o boleto e declarar a doação.

1º - Calcule o valor aproximado do imposto devido.
Utilize como base os anos anteriores. Na dúvida, fale com seu contador.

2º - Vamos a doação?
Para começar é só acessar o link https://bit.ly/31oTPPs

3º - Preencha o boleto.
Escolha pessoa jurídica, preencha o valor calculado e a data do pagamento. No campo “Receptor”. É possível escolher o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou projetos de entidades.

4º - Pague o boleto e declare a doação.
Efetue o pagamento da guia até 30 de dezembro de 2021 e declare a doação.

O recibo será enviado para o email informado no momento da emissão do boleto.

Saiba mais no site www.idososcuritiba.com.br

Fonte: Comunicação FAS