Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Grupo Ação no Bem já serviu 3 mil refeições no Mesa Solidária

Publicado em 22/11/2021
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (1)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (2)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (3)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (4)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (5)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (6)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (7)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (8)
  • Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (9)
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Grupo Ação No Bem serve no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (1)

Todas as quartas-feiras é dia de degustar um delicioso risoto servido pelo Grupo Ação No Bem no Mesa Solidária Luz dos Pinhais. A ação do grupo acontece há 8 anos na Praça Tiradentes e é bem conhecida pelos frequentadores do local, mas agora o prato é servido dentro do espaço da Prefeitura desde a inauguração, no final de junho.

O Mesa Solidária Luz dos Pinhais fica na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral), e é um dos quatro pontos do projeto da Prefeitura que oferece alimentação gratuita a famílias de baixa renda, desempregados e pessoas em situação de rua. O programa também ocorre no Restaurante Popular do Capanema, no Restaurante Popular da Rui Barbosa e no Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças).

O casal Luciane Aparecida Carlotto, 46 anos, e Lidio Kanarski, 47 anos, são os responsáveis pelo grupo Ação No Bem, que é uma Organização Não Governamental (ONG) do qual participam mais dois voluntários que ajudam no preparo, transporte e na distribuição das marmitas com o risoto. Luciane contou que eles estão felizes em poder servir no Mesa Solidária. “Aqui é um espaço que respeita as pessoas que mais precisam. Vê-los bem e se alimentando sentados à mesa, nos deixa muito realizados”, afirma.

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, salienta que o Mesa Solidária tem proporcionado mais dignidade às pessoas em situação de risco social da cidade. “É um projeto que todos os dias distribui, em média, mil refeições e já atingiu a marca de 500 mil refeições gratuitas para as pessoas em situação de rua, que podem se alimentar em locais limpos e confortáveis e que seguem as boas práticas de segurança alimentar“, diz.

Novo espaço

Já estão adiantadas as obras do Espaço Social do Mesa Solidária, que integrará um complexo inédito sob o Viaduto do Capanema, na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, no bairro Jardim Botânico (do lado oposto ao Restaurante Popular do Capanema). O futuro Espaço Social do Mesa Solidária deverá ser inaugurado até o fim de janeiro e contará com cozinha, salão de refeições com 80 lugares, área de higienização e banheiros para pessoas em situação de risco atendidas pelo programa. O local também irá receber o 35º Armazém da Família da cidade.

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com mais de 50 entidades parceiras, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Fonte: Comunicação FAS

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes