Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara

Publicado em 14/09/2021
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (1)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (2)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (3)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (4)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (5)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (6)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (7)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (8)
  • Ação de combate ao suicídio leva motivação e alegria ao Tatuquara. Curitiba, 14092021. Foto Ricardo MarajóSMCS (9)
Imagem: Divulgação imagem conteudo

Uma ação multisetorial levou doses de alegria à Regional Tatuquara na manhã desta terça-feira (14/9). A realização conjunta entre a coordenação regional da Rede de Proteção Tatuquara, composta pela Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Saúde, propôs atividades lúdicas, informativa e cultural alusivas à prevenção ao suicídio, na campanha do Setembro Amarelo.

Chamada “Doses de Alegria – todos pela vida”, a ação aconteceu na área de vacinação contra a covid-19 na regional. A equipe divulgou materiais informativos com os canais de apoio e serviços disponíveis e as atividades tinham o intuito de promover a valorização à vida, de forma leve tanto para as pessoas que circulavam pelo local como para os servidores que atuam na regional.

“Queremos que as pessoas tenham em mente que os momentos difíceis também passam, levantem a cabeça, peçam ajuda e sigam em frente porque vale a pena viver”, declara Cíntia Aumann, supervisora FAS Regional Tatuquara.

Atividades

Foi divulgado o laço amarelo com endereços, telefones e contatos de serviços que atendem pessoas com intenção ou risco de suicídio. Houve ainda a presença do ônibus do Departamento de Políticas sobre Drogas.

Para marcar o dia, a área de vacinação foi decorada com a cor amarela e as unidades de Saúde, de CRAS e CREAS da regional também entraram no clima e os funcionários estão usando acessórios amarelos e ajudando na divulgação do material informativo para as famílias atendidas.

A pandemia e a depressão

A pandemia causada pelo novo coronavírus causou um impacto na vida social, comunitária, econômica e familiar, causando estados de depressão, tristeza ou desânimo.

E, deste modo, por meio da informação, do lúdico e do cultural, através de atuação integrada das diversas políticas públicas, pretendem despertar sentimentos e pensamentos de positividade, alegria e engajamento em relação à vida.

Setembro Amarelo

Criado em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha acontece o ano inteiro.

O Ministério da Saúde, através do Conselho Nacional de Saúde cita que ocorre um suicídio a cada 40 segundos no mundo e o Brasil ocupa a oitava posição no número de suicídios, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Fonte: Comunicação Social