Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Semana Municipal da Empregabilidade PcD

Publicado em 13/09/2021
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Semana Municipal da Empregabilidade PcD

Dois eventos on-line vão marcar a Semana Municipal da Empregabilidade PCD que será promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre os próximos dias 20 e 24. A ação faz parte da programação da Prefeitura de Curitiba alusiva ao mês de setembro, que busca a inclusão da pessoa com deficiência, principalmente no mercado de trabalho. 

A primeira live vai acontecer no dia 23 no período da manhã e terá como tema a Inclusão do PCD no mercado de trabalho, em especial, o PcD Intelectual. Será um bate-papo da equipe da área do Trabalho e Emprego da FAS com representantes de empresas que contratam pessoas com deficiência, representante da Superintendência Regional do Trabalho - Ministério do Trabalho e demais instituições parceiras. 

O segundo evento on-line será promovido pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, no dia 23, com horário ainda a ser definido. Os eventos podem ser acompanhados pelas mídias sociais da FAS, YouTube  e Instagram.

Vagas

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que as empresas também podem participar da Semana Municipal da Empregabilidade PCD ofertando vagas exclusivas para pessoas com deficiência no Sistema Sine.

A divulgação das vagas deve ser feita pelo e-mail vagas@curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone da Central de Vagas do Sine que é o 3250-7436. 

Pessoas com deficiência que procuram uma oportunidade de emprego também podem aproveitar a Semana da Empregabilidade para buscar uma vaga. Para isso, devem acessar o app Sine Fácil ou procurar uma das dez unidades municipais do Sine. 

Quem preferir o atendimento presencial deve antes agendar horário por meio da Agenda On-line da Prefeitura de Curitiba.

Legislação

São consideradas PCD pessoas que possuem deficiências visual, auditiva, física ou intelectual. A contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está definida na Lei n° 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas.

De acordo com essa lei, empresas com 100 ou mais empregados são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes