Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Programa Liceu de Ofícios oferece vagas em cursos e capacitação gratuitos

Publicado em 07/09/2021
Imagem: Levy Ferreira/SMCS imagem conteudo

Liceu de Ofícios oferece vagas em cursos gratuitos

O programa Liceus de Ofícios, da Fundação de Ação Social (FAS), está com inscrições abertas para dois cursos e uma capacitação gratuitos nas áreas de tecnologia, saúde e costura. As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere e as aulas serão realizadas em setembro e outubro, de forma on-line.

A capacitação Empreender em Tempos de Crise - Edição Artesanato e Costura começa na próxima segunda-feira (13/9) e é destinada ao público que já participou das turmas dos cursos de costura, nos Liceus de Ofícios.

Promovida em parceria com a Aliança Empreendedora, a ação tem o objetivo de incentivar os alunos que já possuem um negócio próprio a desenvolver o conhecimento técnico e de gestão, além de contribuir para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

A capacitação vai oferecer um conteúdo de comportamento empreendedor neste período de crise gerado pela pandemia. Os temas abordados serão Empoderamento e valorização da mulher e seu trabalho como costureira e artesã, Inovação: vendas na crise, Finanças na crise, Relacionamento com os fornecedores, e Meu negócio on-line.

As aulas serão realizadas pelo whatsapp, de segunda a sexta-feira. São ofertadas 100 vagas e as inscrições devem ser feitas até o próximo domingo (12/9), no Portal Aprendere (https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/Cursos/16227).

Curso de smartphone

Pessoas com 60 anos ou mais podem se inscrever para o curso Inclusão Digital – Smartphone para Idosos, promovido em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Os temas abordados no curso serão configurações básicas do smartphone, fotos e vídeos, downloads de aplicativos; uso de WhatsApp, Facebook e e-mail e segurança e privacidade.

As videoaulas serão transmitidas pelo canal do ICI no YouTube. Além das aulas on-line, os participantes serão acompanhados por alunas do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para complementar o conteúdo apresentado.

As estudantes, que integram o Projeto ID60+: promovendo ações educativas favoráveis à inclusão digital de idosos, vão tirar dúvidas dos idosos e ajudar a fixar o conteúdo, de acordo com o modelo do aparelho de smartphone que ele  possui.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 24 no link https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/Cursos/16504. As aulas começam no dia 5 de outubro, com previsão de término em 4 de novembro. São 40 vagas ofertadas.

Serviços de Saúde

Também em outubro será realizado o curso Recepção em Serviços de Saúde, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante as aulas, os participantes aprenderão sobre a caracterização dos serviços de recepção, organização do local e rotina de trabalho, atendimento telefônico, a clientes e pessoas em geral e em situações de emergência. E, ainda, organização da agenda, recebimento, expedição e arquivo de documentos, controle de caixa e manuseio de documentos, e sobre o perfil do recepcionista na área de saúde.

Serão 14 dias de curso, de segunda a sexta feira. As aulas começam no dia 4 de outubro e acontecerão de duas formas, uma com aluno e instrutor conectados no mesmo instante e na mesma plataforma virtual, e a outra sem a necessidade dos alunos e professores estarem conectados ao mesmo tempo.

São ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16, no dia abertas no Portal Aprendere (https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/Cursos/15993).

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes