Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas

  • Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas 1
  • Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas 2
  • Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas 3
  • Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas 4
Publicado em 03/05/2021 Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Mesa Solidária chega a 325 mil refeições distribuídas 1

O Programa Mesa Solidária da Prefeitura já garantiu 325 mil refeições gratuitas para a população em risco social desde o seu lançamento em dezembro de 2019. A marca foi atingida na semana passada.

A iniciativa do município, em parceria com 40 entidades, tem garantido dignidade à mesa para desempregados e para pessoas que vivem em situação de rua. No Mesa Solidária, todos podem se alimentar em lugares limpos e confortáveis. 

Desempregado há mais de um ano, o pedreiro Carlos de Oliveira Almeida, 52 anos, conta que as refeições do programa são as únicas a que ele tem acesso neste momento.

“Se eu não vier no Mesa Solidária, fico sem comer. Não consigo trabalho e não tenho dinheiro para comprar comida. Então é uma benção pra mim”, revela Carlos, que se alimenta no espaço do programa da Praça Plínio Tourinho e também dorme nos hotéis sociais da Prefeitura. 

Jeremias José Calistro, 51 anos, é frequentador assíduo do jantar servido todos as noites no Restaurante Popular do Capanema, outro ponto do Mesa Solidária. Ele vive em situação de rua e conta que às vezes é a única refeição que faz no dia.

“É essa comida que mata minha fome, me sustenta. Isso sem falar que é uma comida ótima, muito gostosa”, conta Calistro.

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura - como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico – com 40 entidades parceiras - instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Além de ocorrer no Restaurante Popular do Capanema e no Centro POP Plínio Tourinho, o Mesa Solidária também é realizado no Restaurante Popular da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro).

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, comemora a marca de mais de 300 mil refeições distribuídas pelo Mesa Solidária.

“É uma marca importante para a cidade. São em média, 700 refeições por dia nos três espaços do programa. Com isso estamos dando mais dignidade às pessoas em situação de risco social, aos moradores de rua, com locais limpos e confortáveis e que seguem as boas práticas de segurança alimentar”, diz.

Fabiano Vilaruel, presidente da FAS, lembra ainda que o Mesa Solidária se tornou ainda mais importante com o avanço da pandemia desde o ano passado.

“Com a covid aumentando o desemprego e deixando mais pessoas em risco social, tivemos que mobilizar ainda mais parceiros para ampliarmos a oferta”, justifica ele.

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes