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FAS reabre centrais do CadÚnico para atendimento à população

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Publicado em 29/03/2021 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

FAS reabre centrais do CadÚnico para atendimento à população

A Fundação de Ação Social (FAS) mantém o atendimento à população durante o período de vigência do decreto municipal que determinou bandeira vermelha na cidade, em função do agravamento da covid-19.

A partir de segunda-feira (29/3), a FAS reabrirá as Centrais de Cadastro Único, localizadas nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Pinheirinho. O atendimento será das 8h às 17h, mas para isto é preciso agendar antes no Agenda OnLine Curitiba (https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br/#!/login) ou pelo site da FAS, clicando no banner digital Informações e Agendamento Cadastro Único (https://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=201).  

As Centrais de Cadastro Único são responsáveis pelo cadastro de pessoas e famílias que precisam acessar benefícios sociais e estavam com o atendimento suspenso desde o início da bandeira vermelha no município.

Os dez Núcleos Regionais instalados nas Ruas da Cidadania continuam em funcionamento, das 8h às 18h. O horário de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) - porta de entrada para os serviços da assistência para as famílias em vulnerabilidade -, é das 10h às 16h. 

Nos Cras, a população pode solicitar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e outros itens que possam ser atendidas pelo Programa Disque Solidariedade. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras se mantém remotamente. 

Neste período, a inscrição e atualização do Cadastro Único serão feitas apenas em casos de urgência avaliados pelas coordenações das unidades. O serviço de busca ativa de famílias fica suspenso.

Garantia de direitos

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados, também mantêm os serviços, das 10h às 16h. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e de demandas que chegam aos canais de denúncia, como a Central 156, Disque Idoso Paraná e Disque 100, do governo federal.

A bandeira vermelha não altera o atendimento dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.

As unidades de acolhimento institucional, nas modalidades abrigo e casa de passagem, funcionam 24 horas, todos os dias. Continuam suspensas as visitas para o acolhido.

Abordagem social

A abordagem social à população em situação de rua permanece 24 horas, todos os dias, por busca ativa ou atendimento a solicitações que chegam à Central 156.

Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP), que antes da pandemia funcionavam durante o dia, continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e possam ficar protegidos do novo coronavírus.

O serviço de acolhimento à população em situação de rua funciona em quatro modalidades: para pessoas que não apresentam sintomas de gripe ou covid-19, para aquelas com maior risco de contrair o novo coronavírus, para quem apresenta sintomas da covid e precisam de repouso para recuperaça~o e, por fim, para àquelas que foram diagnosticadas com a doença e tê indicação médica de isolamento.

Qualificação profissional

O programa Liceu de Ofícios que oferta cursos profissionalizantes gratuitos para a população continua com as atividades suspensas, desde 2020, para evitar aglomerações e garantir a prevenção da covid-19. Apenas um curso, de inclusão digital para idosos, acontece on-line, desde dezembro.  

Continua suspenso o atendimentos nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para os trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego. 

Todos os serviços ofertados pelo Sine podem ser acessados de forma on-line usando um computador ou celular. Para isso, basta entrar no Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou usar o aplicativo Sine Fácil, que está disponível para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.

A busca por vagas de emprego pode ser feita também pelo site da Prefeitura de Curitiba, no link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/vagas-de-emprego/159.

Desde o início da pandemia, a FAS criou um e-mail exclusivo para tirar dúvidas dos trabalhadores, no período de suspensão dos serviços. É o atendimentosine@curitiba.pr.gov.br.

 

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