Conselho Municipal da Pessoa Idosa tem nova presidência

Publicado em 19/02/2021

Conselho Municipal da Pessoa Idosa tem nova presidência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPDI) de Curitiba tem novo comando. A conselheira Tatiana Possa Schafachek, diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social (FAS), é a nova presidente do órgão. Ela assume o colegiado representando o segmento governamental.

A vice-presidência é ocupada por José Araújo da Silva, da Associação Nacional de Gerontologia do Paraná (ANG/PR), representante da sociedade civil. Eles foram eleitos pelo conselho, no último dia 10, e já assumiram o mandato que terá um ano de duração.

Para a nova presidente, o conselho tem como desafio garantir o atendimento aos idosos mesmo com o aumento dessa população. De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a capital tem atualmente 313 mil habitantes idosos e a previsão é que, em 2023, esta população será maior do que a de que crianças e adolescentes.

“Diante da inversão da pirâmide etária, torna-se cada vez mais urgente que o município se organize para atender as demandas e garantir a qualidade de vida da população idosa”, diz Tatiana.

Conselho

O CMDPI foi criado em 2006. É um órgão consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa em Curitiba. É composto por 20 conselheiros titulares, governamentais e da sociedade civil, eleitos de forma paritária. Eles se reúnem mensalmente em encontros que são abertos à comunidade. Em função da pandemia da covid-19, os encontros são realizados on-line.

Ao CMDPI cabe ainda avaliar e aprovar projetos que atendam a área da pessoa idosa e que recebem recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMPI).