Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

FAS e Pastoral da Pessoa Idosa debatem prevenção ao suicídio de idosos

Publicado em 15/02/2021 Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

FAS e Pastoral da Pessoa Idosa debatem

Você sabia que as taxas de suicídio vão aumentando conforme a idade e que o número de pessoas com 60 anos ou mais que tiram a própria vida chega a ser quase cinco vezes maior do que entre os adolescentes?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2014, as taxas da população de 10 a 19 anos que comete suicídio são de 3,4 (homens) e 1,6 (mulheres) a cada 100 mil habitantes, números que saltam para 14 e 2,7 entre homens e mulheres com mais de 60 anos. 

Para ampliar as ações de prevenção ao suicídio entre idosos, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Pastoral da Pessoa Idosa pretendem iniciar um projeto para atender os idosos acompanhados pelo município. 

“O tema é extremamente relevante. Devemos buscar estratégias conjuntas para ampliar os cuidados, visando uma melhorar qualidade de vida e envelhecimento saudável e feliz dos idosos”, diz o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Ações educativas

A parceria prevê a realização de visitas domiciliares à pessoas idosas, trabalho desenvolvido pela Pastoral em todo o Brasil, além de ações de capacitação e educativas, principalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Nessas unidades da FAS mais 3 mil idosos são acompanhados todos os meses, com ações preventivas e de garantia de direitos.

A consultora de projetos sociais da Pastoral da Pessoa Idosa, Regina Riba, explica que o acompanhamento dos idosos acontece mensalmente por um grupo de 400 voluntários. A metodologia do trabalho existe há 16 anos. 

“Levamos afeto e informação às pessoas idosas, principalmente àquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social, seja pela pobreza, solidão ou isolamento”, explica e consultora que visitou a sede da FAS.

As ações educativas vêm sendo desenvolvidas por meio do projeto Viver Mais, que traz uma série de vídeos gravados com psicólogos e psiquiatras.

Acompanharam a reunião o conselheiro da Pastoral, Antônio Borges dos Reis, e os diretores da FAS Admaro Anderson Pinto, Tatiana Possa e Maria Vanderléia Garcia Santos.

 

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes