Fabiano Vilaruel é reconduzido à presidência da FAS

• Fabiano Vilaruel é reconduzido à presidência da FAS 2
Imagem: Daniel Castellano/SMCS imagem conteudo

Fabiano Vilaruel é reconduzido à presidência da FAS

Fabiano Vilaruel foi reconduzido pelo prefeito Rafael Greca ao cargo de presidente da Fundação de Ação Socila (FAS), durante cerimônia de posse dos secretários, presidentes de empresas de administração indireta e administradores regionais no Memorial de Curitiba.

O ato aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (1/1), em uma cerimônia na Capela dos Fundadores da Cidade no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Durante discurso de posse Greca destacou que a FAS é uma grande aliada para o enfrentamento das demandas do município.

Segundo Vilaruel, o protagonismo da FAS e de seus servidores durante a pandemia da covid-19 evidenciou o quanto a instituição é essencial para Curitiba. A FAS tem serviços, programas e projetos para atender demandas de todos os públicos”, disse.

“Assim como disse nosso prefeito, para a FAS todas as vidas importam. E o coração deve ser o instrumento mais forte das políticas públicas, em especial para a assistência social, com destaque para o Resgate Social”, concluiu.

Benção ecumênica

Antes da posse dos secretários, líderes religiosos fizeram uma benção especial ao prefeito, ao vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e a toda equipe que estava assumindo.

A Mãe de Santo Regiane Idalina Sacerdote, os pastores Marciano Ortêncio e Juarez Marcondes Filho e o Sheikh Sayed Amir Hachem, da Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, pediram intercessão divina para fortalecer e iluminar as decisões visando o benefício do povo de Curitiba.

Curitiba mais forte

“Isso aqui é a prova de que Curitiba é uma só e no coração do prefeito os 75 bairros da cidade são iguais”, disse Greca, que se emocionou em vários momentos da cerimônia.

Em seu discurso, o prefeito enalteceu o trabalho de reorganização para que a cidade pudesse superar as dificuldades e vencer os desafios. “Curitiba está recuperada e mais forte do que as dificuldades.”

Experiência

Vilaruel está à frente da FAS desde abril de 2020. Foi nomeado poucos dias depois do país entrar em situação de emergência em saúde, causada pela pandemia do novo coronavírus.

Antes de alcançar o maior cargo da Fundação, foi diretor de Qualificação Profissional da instituição, de 2017 a 2018, quando resgatou e modernizou programas como Liceu de Ofícios e de Aprendizagem. Foi justamente o programa de Aprendizagem que oportunizou o início de sua trajetória profissional, em 1993, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba.

Fabiano Vilaruel foi também superintendente do Trabalho e Emprego de Curitiba criando e implantando os programas de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) e o 1° Empregotech.

Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tem experiência em gestão de pessoas e gestão de negócios, após nove anos no mercado corporativo.

Há 13 anos atua na gestão pública com programas e projetos voltados ao desenvolvimento humano e profissional. Foi um dos responsáveis pelo programa Vitrine Social na FAS, que de 2008 a 2012, contribuiu para que centenas de famílias curitibanas conseguissem superar a condição de pobreza por meio de ações de geração de trabalho e renda, quando atuou como educador social, por meio de parceria com o terceiro setor.

Vilaruel também teve uma passagem pelo governo do Estado, quando foi gestor de projetos para geração de emprego e renda na Secretaria do Trabalho e Emprego.