Desde o início da pandemia da covid-19, a Fundação de Ação Social (FAS) garantiu alimentação para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três meses, entregou mais de 11.035 cestas básicas e 6.012 créditos do Programa Armazém da Família, no valor de R$ 70.
A oferta de alimentos é apenas uma das ações desenvolvidas pela fundação para proteger os curitibanos, principalmente aqueles que foram mais impactados pela pandemia, que teve início em março.
Entre elas está ainda criação de abrigos emergenciais, ampliação de vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua, reordenamento de serviços seguindo orientações da Saúde para evitar o risco de contaminação, e contratação de mais educadores sociais para ampliar o serviço de abordagem social.
Além disso, a FAS implantou duas centrais, nas regionais Matriz e Pinheirinho, para atender exclusivamente pessoas que precisam fazer o Cadastro Único para acessar programas sociais.
“A Assistência Social é serviço essencial e não pode parar. São milhares de novas famílias que dependem da assistência do município. Seja uma orientação para acessar algum benefício emergencial, seja para acolher e proteger contra o vírus, estamos aqui para cumprir nossa missão", destaca o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.
Comida na mesa
Entre os beneficiados com cestas básicas estão pessoas que ficaram desempregadas ou trabalhadores informais que ficaram sem renda, como artistas de rua, músicos e profissionais que trabalham na montagem de eventos, além de estudantes de escolas especiais para pessoas com deficiência, coletores de material reciclável que participam do Programa EcoCidadão e artesãos.
Para garantir a comida na mesa dessa população, a FAS iniciou uma campanha para arrecadar alimentos, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de roupas masculinas para pessoas em situação de rua.
A solidariedade da população e de dezenas de empresas fez da campanha um sucesso. Em dois meses e meio, chegaram ao Disque Solidariedade – serviço da fundação que faz a coleta e distribuição de doações -, 24.196 cestas básicas, 32.461 quilos de alimentos avulsos (transformados em 1.600 cestas), 4.658 kits de higiene e 8.850 kits de produtos de limpeza e 16.010 peças de roupas.
O estoque de quase 15 mil cestas básicas será distribuído ainda nas próximas semanas.
População de rua
Para proteger a população em situação de rua, considerada a mais vulnerável, a FAS criou 270 novas vagas de acolhimento, 120 delas em abrigos emergenciais para acolher aqueles com suspeita de covid-19 ou para grupo de risco. As outras 150 estão em um hotel social.
Atendendo recomendação da Saúde, a FAS ampliou o número de unidades com atendimento 24 horas para esse público. A medida foi garantida com a transferência temporária dos serviços de cinco Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop), que funcionavam das 8h às 17h, para casas de passagem, que atendiam das 19h às 7h.
“Com essa medida conseguimos manter por mais tempo os usuários nas unidades. Assim, ficam mais protegidos e minimizamos as possibilidades de circulação do vírus”, explica Vilaruel.
Para ampliar o serviço de abordagem social durante a pandemia, foram contratados 48 educadores sociais por processo seletivo simplificado (PSS) e outros 120 cuidadores para apoiar as equipes nos acolhimentos.
Mesa Solidária
O programa Mesa Solidária também levou alimentação saudável e balanceada para a população em situação de rua. Desde que foi lançado, no fim de dezembro de 2019, já distribuiu 126 mil refeições gratuitas.
A iniciativa é uma ação conjunta de organizações da sociedade civil, formais e informais, que preparam e servem os alimentos em estrutura montada e coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e pela FAS.
Grupos monitorados
Por causa da necessidade de distanciamento, idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência que participavam de atividades nas unidades da FAS estão sendo monitorados pelas equipes por meio de ligações telefônicas ou grupos de whatsapp.
Já os serviços de acolhimento de mulheres e crianças e adolescentes vítimas de violência, adultos com deficiência e pessoas idosas continuam funcionando em tempo integral. Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), atendem das 10h às 16h.
Trabalho
Na área do trabalho e emprego, a FAS mantém as dez unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) abertas para atender os trabalhadores que precisam pedir o seguro-desemprego, mesmo com esse serviço podendo ser acessado pelo app Carteira de Trabalho Digital ou no site do Portal Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br).
Para tirar dúvidas e orientar os trabalhadores quanto ao uso de aplicativos e site do governo federal, a FAS criou o email atendimentosine@curitiba.pr.gov.br.
Em parceria com a Agência Curitiba e Secretaria Municipal da Educação, a FAS mantém o FabLab Cajuru em funcionamento para a produção de máscaras escudo em impressoras 3D. Os equipamentos de proteção são doados para hospitais, equipes de atendimento à população em situação de rua, Defesa Civil e Samu. Até o momento foram produzidas 9.255 máscaras e 1.300 extensores.