Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena

Publicado em 05/06/2020
  • Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena
  • Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena 2
  • Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena 3
  • Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena 4
Imagem: Divulgação imagem conteudo

Dupla Cloro & Kina anima idosos durante a quarentena

Os educadores sociais Sandra Regina Ribeiro Freitas e Ademir Aguiar, do Centro de Atividades para Idosos (Cati) Boa Vista, encontraram uma maneira criativa para alegrar os idosos neste período de pandemia da covid-19. Todas as terças-feiras, eles se transformam na dupla Cloro & Kina e gravam vídeos que depois são enviados pelo whatsapp aos frequentadores da unidade.

A dupla normalmente faz paródias de músicas conhecidas e leva mensagens educativas, como a necessidade de usar máscara e álcool em gel, manter o distanciamento e só sair de casa em situações emergenciais, além de falar da saudade que sentem do grupo.

No primeiro vídeo, gravado em maio, Cloro & Kina aparecem vestidos de palhaço e boneca Emília. Tocando violão, cantando e dançando eles usam como base a música As Andorinhas Voltaram, do Trio Parada Dura, para falar da necessidade de se proteger do novo coronavírus e da expectativa de rever os amigos quando a pandemia terminar.   

Na semana passada, a dupla decidiu fazer um clipe usando fotos dos idosos em várias atividades realizadas desde dezembro de 2018 até o fim do ano passado. Foram festas temáticas, teatro, passeios, ida ao cinema e Natal. A trilha sonora foi a música Envelhecer, de Arnaldo Antunes.

Na última terça-feira (3/6), Cloro & Kina ganharam mais uma parceira para as brincadeiras, a Hidroxi, incorporada pela também educadora social Daniele Túlio, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pilarzinho. Com perucas coloridas, eles dançaram e cantaram uma paródia da música Mama Mia, sucesso nos anos 80.

Trabalho educativo

A educadora Sandra explica que os vídeos têm o objetivo de animar os idosos e mostrar que, mesmo em casa e longe das atividades do Cati, eles não estão sozinhos. “Fazemos brincadeiras educativas e usamos mensagens positivas. Queremos que eles saibam que apesar do Cati estar com as atividades suspensas, estamos aqui, pensando neles”, diz.

A estratégia deu certo. Os vídeos fazem tanto sucesso que os idosos que participam do grupo de whatasapp mandam mensagens avisando que esperam a próxima brincadeira.

Sandra diz que os idosos gostaram tanto que passaram a também gravar vídeos das coisas que fazem durante a quarentena e divulgam no grupo. “Tem gente fazendo pão, fazendo ginástica, dançando com o cachorro”, conta.

Alegria da semana

Maria Luiza dos Santos Souza, 69 anos, diz que está adorando receber os vídeos. “Estamos sentindo muito a falta e só de ver a cara deles já é uma alegria”, conta.

Malu, como é chamada, diz que gostou tanto do Cloro, da Kina e, agora, da Hidroxi que acaba passando os vídeos para toda a família. “Antes eu ia ao Cati só para fazer ioga, mas quando a Sandra entrou e se juntou com o Ademir, formaram o par perfeito. Eles envolvem todos nas atividades”, explica a idosa, que há quatro anos vai à unidade para fazer dança, ioga, artesanato e ainda ajudar nos cuidado com a horta.

Joselita Martins Beirauti, 63 anos, também está se divertindo. “É a nossa alegria neste momento de pandemia e que estamos muito quietos, em casa”, explica. “Deus abençoe esses educadores que têm o dom de alegrar e fazer a diferença na vida da gente.”

Há cinco anos, a idosa frequenta o Cati Boa Vista, onde faz aulas de ioga e dança. “O Cati é a minha segunda casa”, diz Joselita, que é casada e está há mais de dois meses sem ver dois filhos e as três netas. Ela conta que a tecnologia tem sido aliada para matar a saudade da família. “A gente se fala e se vê pelo telefone.”  

O Cati Boa Vista atende 256 pessoas idosas, mas pouco mais de 80 delas estão no grupo de whatsapp.

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes