Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

FabLab da Prefeitura começa a produzir máscaras em impressão 3D

Publicado em 24/03/2020
Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

FabLab da Prefeitura começa a produzir máscaras em impressão 3D

O FabLab da Prefeitura, na Rua da Cidadania do Cajuru, deve começar a produzir, nesta quinta-feira (26/3), máscaras em impressão 3D para profissionais da saúde de Curitiba. A expectativa é fabricar 220 unidades por dia.


Os equipamentos serão feitos nas 21 impressoras dos Faróis do Saber e Inovação, que, nesta terça-feira (24/3), começaram a ser transferidas para o FabLab. Além disso, as três impressoras já instaladas no local serão usadas na produção.


“A iniciativa ajudará a equipar quem vai ter contato mais direto com os pacientes suspeitos da covid-19”, explica o prefeito Rafael Greca.
Vários órgãos do município, como Agência Curitiba de Desenvolvimento, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria da Educação, além de empresas privadas, se mobilizaram para implantação da linha de produção de máscaras em impressão 3D no FabLab.


Você pode ajudar


As impressoras 3D irão produzir o suporte das máscaras e será preciso um grande volume de filamentos poliméricos, a matéria-prima de fabricação.
“As empresas e mesmo pessoas que tenham a impressora 3D podem se unir a este grande esforço de toda a cidade e doar filamentos para a produção da estrutura das máscaras. Toda ajuda é muito importante para contermos a pandemia do coronavírus”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.


A chapa frontal transparente da máscara (que cobre o rosto) será adquirida pela Prefeitura.


Modelo


A produção será feita com base em um modelo de máscara disponibilizado na internet por uma empresa da República Tcheca. Já os ajustes para simplificar e tornar um pouco mais rápida a produção foram feitos pela startup curitibana Maha 3D, que oferece solução técnicas em impressão 3D.


A presidente da Agência Curitiba estima que a produção de cada máscara levará em torno de duas horas. O corte da chapa frontal do equipamento de proteção deve levar cerca de cinco minutos e será feito com equipamentos do FabLab. Serão produzidas 220 unidades por dia.

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes