Participante do Programa Primeiro Emprego festeja entrada na UFPR

• Harry Gabriel Puehler Ribeiro, 17 anos, calouro de administração na UFPR 03
Imagem: Hully Paiva/SMCS imagem conteudo

Harry Gabriel Puehler Ribeiro, 17 anos, calouro de administração na UFPR 01

O ano de 2020 começou com a realização de um ideal para Harry Gabriel Puehler Ribeiro. Aos 17 anos, ele se tornou calouro de Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Morador do Alto Boqueirão, Harry fez toda a formação educacional em escolas públicas e não frequentou nenhum cursinho pré-vestibular. Além de prestar bastante atenção nos conteúdos que recebia em sala de aula, Harry conta que ter feito o curso do programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE), da Prefeitura, no contraturno do ensino médio, o ajudou a entrar na universidade.

“Minha avó viu o anúncio do PPE no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) aqui do Alto Boqueirão e me matriculou. Achei legal”, conta Harry, que desde os 5 anos mora com avó.

Ele ficou entusiasmado em fazer o curso que tinha ênfase em Administração, área que já pensava seguir.

“Aprendi algumas ferramentas que vou levar para a minha vida, como o PCDA (Planning, Check, Do & Action). Planejar, checar, fazer e agir, com essa lógica eu resolvo qualquer problema, não só em uma empresa, mas também na minha vida pessoal”, comemora Harry.

Ele conta que os ensinamentos do PPE o ajudaram a reforçar o que aprendia no ensino regular, com a vantagem de também já ir se preparando para o mercado de trabalho, já que o conteúdo incluía como se comportar em uma entrevista de emprego e no ambiente corporativo.

Programa Primeiro Emprego

O Programa de Formação para o Primeiro Emprego – PPE, criado no final de 2018, tem a missão de elevar o nível de empregabilidade e preparar os adolescentes para o futuro. A ideia é criar um ambiente favorável para que eles possam conhecer as oportunidades de trabalho que o mercado oferece e como se preparar para elas.

De acordo com o superintendente do Trabalho e Emprego, da Fundação de Ação Social, Fabiano Vilaruel, neste ano o PPE segue o mesmo objetivo de transformar histórias de vida. A procura por informações e o número de inscrições revelam o sucesso do programa.

“Os alunos surpreenderam e logo nos primeiros meses os resultados de acompanhamento mostravam que era o que eles estavam buscando também: uma oportunidade para se desenvolver, para entender como se comportar frente aos desafios que o trabalho impõe. E, principalmente, que eles podem continuar acreditando em seus sonhos, porque agora sabem como conquistar”, complementa Vilaruel.

O PPE é executado nas dez Regionais de Curitiba, preferencialmente nas unidades do programa Liceu de Ofícios.

Outro indicativo de sucesso é a versão para o mercado de tecnologia. O 1° Empregotech, recebeu um número de inscrições maior do que o esperado. A expectativa era a de que até 1.500 jovens se cadastrassem, mas o número de inscritos chegou a 1.693.

A aula inaugural do Empregotech será neste domingo (16/2).

Serviço: Programa de Formação para o Primeiro Emprego

Site: https://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1324