Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso da manhã

Publicado em 23/01/2020
  • Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso da manhã 1
  • Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso da manhã 2
  • Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso da manhã 3
Imagem: Lucilia Guimarães/SMCS imagem conteudo

Primeiro Emprego prorroga inscrições para curso da manhã 1

A Fundação de Ação Social (FAS) prorrogou até o próximo dia 31 as inscrições para os adolescentes que desejam participar do Programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE), este ano, no período da manhã. Para os jovens que querem participar das aulas à tarde, o prazo termina nesta sexta-feira (24/1).

A prorrogação atende os adolescentes que moram nas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. A medida não vale para a Regional Tatuquara.

O presidente da FAS, Thiago Ferro, explica que a medida foi adotada porque ainda há vagas disponíveis para os cursos e oficinas que serão oferecidas durante todo o ano, pela manhã. “Até as 11 horas desta quinta-feira (23/1), o PPE contava com 1.492 inscritos, sendo que 1.107 adolescentes optaram por cursar o programa no período da tarde”, explicou.

O PPE oferece gratuitamente 1.000 vagas para adolescentes de 14 a 17 anos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e que estão vinculados aos projetos e serviços da assistência social em Curitiba. São 500 vagas pela manhã e 500 à tarde.

As inscrições devem ser feitas no link www.e-inscricao.com/primeiroemprego/2020. O resultado do processo seletivo será publicado próximo dia 10 de fevereiro e as matrículas deverão ser realizadas de 17 a 21 de fevereiro. As aulas começarão em março.

Programa

O PPE oferece cursos e oficinas com o objetivo de capacitar e aumentar a empregabilidade de adolescentes.  A proposta é a de um percurso formativo condizente com a idade, escolaridade e potencialidades dos adolescentes e com isso ampliar as possibilidades de acesso ao mundo do trabalho, preferencialmente na condição de aprendiz.

Este é o segundo ano que o programa é desenvolvido. As aulas acontecem nos Liceus de Ofício das Ruas da Cidadania. O primeiro grupo, para adolescentes de 14 e 15 anos, tem oficinas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas, entre outras abordagens pedagógicas.

O segundo grupo, com jovens de 16 e 17 anos, participa de oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética; saúde e segurança do trabalho; planejamento e organização do trabalho; raciocínio lógico e análise de dados; gestão contábil e financeira; e operações logísticas.

O programa será desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Junior Achievement, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e outros parceiros que poderão surgir ao longo do ano.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas no site fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1324 ou pelo email pemprego@fas.curitiba.pr.gov.br