Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Iluminada, Regional Cajuru entrega moradias, Fab Lab e asfalto

Publicado em 10/01/2020 Imagem: Comunicação Social da PMC imagem conteudo

Iluminada, Regional Cajuru entrega moradias, Fab Lab e asfalto

As noites da Regional Cajuru são as mais iluminadas da cidade. Com a troca de mais de seis mil lâmpadas por luminárias de LED, a região ganhou mais segurança em suas noites. Essa foi uma das principais benfeitorias que a Prefeitura realizou nos seis bairros da região em 2019.

Mas não para por aí: Uberaba, Jardim das Américas, Guabirotuba, Capão da Imbuia, Tarumã e Cajuru ganharam asfalto novo e projetos inovadores com o Fab Lab.

Foi pelo Cajuru que a Prefeitura começou a modernizar o sistema de iluminação em vias públicas da cidade. Foram 496 ruas com 4.466 lâmpadas trocadas por luminárias de LED, que emitem uma luz branca, oferecendo maior conforto visual e melhor visibilidade para pedestres e motoristas e mais segurança.

No Capão da Imbuia, 88 ruas tiveram 1.081 lâmpadas substituídas por LED; o Tarumã começou as receber a nova iluminação em agosto e já foram realizadas trocas em 603 pontos de 51 ruas do bairro. No total, a Prefeitura trocou 6.150 pontos de iluminação de 635 ruas da Regional.

Vila Acrópole

Em agosto, a Prefeitura finalizou um projeto de urbanização da Vila Acrópole, no Cajuru, com a entrega das chaves para as últimas 23 famílias que viviam em situação de risco. Foram reassentadas 192 famílias nas casas novas do Moradias Alamanda.
 
Para dar mais qualidade de vida aos moradores, a Prefeitura fez obras de infraestrutura no local, implantando cerca de 4,7 km de pavimentação asfáltica, 9,2 km de redes de drenagem e 11,3 km de redes de água e esgoto, beneficiando 1.292 famílias.

Morador na região há 15 anos, Roberto Domanski está entre os que ganhou um novo lar.

Asfalto Novo

Desde o início de 2017, a Regional Cajuru recebeu 34,5 km de asfalto novo. Destes, 13,5 km foram feitos este ano, em 34 ruas. Outras 17 vias estão com obras em andamento em outros 8,5 km.

Entre as ruas contempladas estão a Rua Octávio Schiavon, Nicolau Gulbino, Professor Benedito Conceição, Valfrido Ribeiro de Campos, Santo André, José de Mello Braga Júnior, Dr. Estevam Ribeiro de Souza Netto, Teófilo Otoni, Miguel Caluf, Francisco Motta Machado, Padre Estanislau Cebula, Victório Celli, Dr. Giostri Sobrinho, três trechos na Linha Verde e Avenida Nossa Senhora de Lourdes.

Dono de uma empresa de segurança, Moisés do Amaral mora há 30 anos na Rua Octávio Schiavon e comemorou o asfalto novo.

Entre as ruas pavimentadas, duas entraram no Programa Asfalto Sobre Saibro, que está asfaltando ruas de pavimento primário. Entre janeiro e novembro, as equipes da Prefeitura fizeram a manutenção de outros 253.387 metros de ruas, com tapa-buraco e saibro.

Fab Lab

O primeiro Fab Lab de Curitiba, na Rua da Cidadania do Cajuru, foi inaugurado em março e já apoiou o desenvolvimento de 50 projetos de estudantes, empresas e comunidade.

A unidade tem laboratório de informática e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora e é aberta para uso gratuito da população.

“Sem o apoio do Fab Lab não conseguiria terminar o projeto. Tive o apoio dos técnicos para meu projeto. A impressora é de ótima qualidade”, destaca a bióloga Fernanda Felisbino Ferreira da Silva, 23 anos, que desenvolveu parte das peças do jogo Vida de Tartaruga no Fab Lab.

Fazenda Urbana e Horta Marumbi

Com previsão para entrega em fevereiro de 2020, a Fazenda Urbana será instalada ao lado do Mercado Regional do Cajuru.
O projeto inédito da Prefeitura vai capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, ou seja, em suas próprias residências e em vazios urbanos.

O projeto ocupa uma área de 4.435m² e a fazenda será mantida com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis – eólica, solar, reaproveitamento de água de chuva para a irrigação e bioenergia.

Além da Fazenda Urbana, a regional ganhou este ano sua segunda horta, a Horta Comunitária Marumbi, no Uberaba, uma parceira da Prefeitura com a Copel, apoiada pelos moradores da região. Os canteiros ocupam uma área de 3 mil m² cedido pela companhia de energia elétrica para atender 32 famílias.

Melhorias no transporte

Com a integração do transporte metropolitano, o Terminal Centenário tem uma nova linha de ônibus, a Pinhais/Centenário, que liga Curitiba ao município vizinho, reduzindo o tempo de deslocamento entre as duas cidades.

Os usuários da linha Santa Bárbara estão conseguindo economizar para se deslocar. A linha, que circula pelo Uberaba e Jardim das Américas, é uma das que estão na lista de tarifa reduzida fora dos horários de pico.

No Capão da Imbuia, o terminal foi revitalizado, com a recuperação do piso, do laminado e também da estrutura metálica das plataformas.

População atendida

Atendendo a pedidos dos moradores do Jardim das Américas, a Prefeitura reformou a quadra poliesportiva da praça Bento Mossurunga. Também revitalizou a pista de caminhada e arredores da praça e reforçou a iluminação do local, com nove postes de concreto e 15 de ferro galvanizado, com luminárias de 400W e 250W.

Em outro pedido feito no Fala Curitiba 2019, a Setran instalou o semáforo no cruzamento das ruas Leopoldo Belzack e Antônio Olívio Rodrigues, no Capão da Imbuia.

A Feira de Artesanato da Rua da Cidadania do Cajuru, inaugurada em outubro, também foi uma demanda de artesãos e moradores levaram ao Prefeitura nos Bairros. A feira é realizada todas as sextas-feiras das 16h às 20h e reúne 20 expositores.

Revitalização de espaços de lazer

No Tarumã, o Eixo de Animação na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi revitalizado com reformas na quadra poliesportiva, um novo playground, praças de estar reformadas em concreto e paver para melhor acessibilidade. O pergolado de madeira foi recuperado e o local foi batizado de Eixo Engenheiro Venevérito da Cunha.

No Uberaba, os 540 alunos das atividades aquáticas do Cejuv Audi União com motivação renovada: a piscina está novinha, depois que a Prefeitura trocou os azulejos, garantindo a segurança de todos

Reforma CMEI Uberaba

O CMEI Uberaba ganhou cara nova. Na entrada, as escadas foram trocadas por uma rampa, ficando mais acessível. Foi feita a troca de parte do forro e do telhado, de luminárias, de colunas de sustentação do telhado; de caixas d’água.

Robóticos e conectados

Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru, conquistaram em junho a medalha de bronze na categoria “Design Mecânico” na First Lego League, competição internacional de robótica realizada Biblos, no Líbano.

Eles competiram com 59 equipes de 46 países dos cinco continentes. Entre os brasileiros, a Conectados foi a única equipe de uma escola municipal. A Prefeitura de Curitiba custeou a viagem. Os estudantes criaram, com apoio da UFPR, uma microcápsula com óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade dos astronautas nas missões.

Novo Farol do Saber

Em março, a Escola Municipal CEI Eva da Silva, ganhou o Farol do Saber Inovação, o espaço maker com impressora 3D à disposição de estudantes e a comunidade.

Zeladoria Municipal

A Zeladoria Municipal atuou em todo a Regional. De janeiro a novembro, realizou 1.110.738 metros quadrados de roçada em espaços públicos. No mesmo período, fez 7.363 m de drenagem.

Regional Cajuru em números:

- 213.297 consultas médicas realizadas nas unidades de saúde, entre janeiro e novembro/2019

- 119.802 consultas com enfermagem realizadas nas unidades de saúde

- 1.060.557 procedimentos médicos e de enfermagem nas unidades de saúde

- 175.543 procedimentos odontológicos nas unidades de saúde

- 30.626.880 unidades de medicamentos distribuídas entre janeiro e novembro/2019.

- 69.691 agendamentos realizados pelo aplicativo Saúde Já Curitiba de janeiro a novembro/2019.  

- 165.924 atendimentos na UPA Cajuru entre janeiro e novembro/2019.

- 38.420 quilos de entulho coletados em ações do programa Curitiba Sem Mosquito

- 1.110.738 metros quadrados de roçada

- 13,5 km de ruas asfaltadas

- 6.150 lâmpadas de LED foram instaladas na região

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes