Crianças atendidas pela FAS vão a Morretes com o Trem do Natal

• Crianças atendidas pela FAS vão a Morretes 3
  • Crianças atendidas pela FAS vão a Morretes 30

Crianças atendidas pela FAS vão a Morretes

Quando o trem apitou às 8h30 de quarta-feira (11/12), na Rodoferroviária de Curitiba, 42 crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) partiram rumo a Morretes para uma inesquecível viagem. O passeio à cidade histórica, localizada no litoral do Estado, foi feita no Trem do Natal e presente da Serra Verde Express, empresa que opera os trens turísticos.

O grupo reuniu crianças de até 12 anos de idade, das regionais Boa Vista e Bairro Novo. Antes da partida, todas foram presenteadas com camisetas, bolsas, garrafinha de água e lanche. O passeio teve ainda almoço, muito sorvete e a chegada de surpresa do Papai Noel, durante a viagem de volta, para a entrega de presentes.

Olhos atentos

Acompanhadas por educadores sociais, elas viram atentas cada detalhe do trajeto que, com mais de 70 quilômetros, corta a Serra do Mar, passando por túneis, paredões de pedra, montanhas, pontes e cachoeiras.

Depois de quase quatro horas de viagem e muita agitação, as crianças foram recebidas em Morretes para um almoço, onde muitas puderam saborear pela primeira vez o barreado, prato típico do Paraná. De sobremesa, muito sorvete, seguido de brincadeiras, na praça central da cidade.

Vitor Alexandre dos Santos, 10 anos, que participa das atividades do Cras Xapinhal, gostou muito do primeiro passeio de trem. “Foi tudo muito interessante, no trem falaram sobre muitas coisas legais”, contou o menino, que se referia a detalhes contados pelo guia da viagem, principalmente sobre a Mata Atlântica, o Pico Marombi e a ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1885, uma das obras mais ousadas da época.

Natureza preservada

Jhullya Vitória dos Santos de França, 8 anos, também estava feliz com a viagem – a primeira que fez de trem -, com o almoço e os brindes, mas o que mais encantou a menina foi ver a natureza preservada da Serra do Mar. “Gostei muito das plantas e das montanhas. Quero ver tudo de novo na viagem de volta”, disse a menina, enquanto aguardava o retorno, na estação de trem de Morretes.

Aprender coisas novas e conhecer pessoas foi o que mais agradou Emmily Queroline da Silva Lourenço, 11 anos, que frenquenta o Cras Asa Branca. A menina contou que já conhecia Morretes e que esta foi a segunda vez que andou de trem. Mesmo assim estava ansiosa pela viagem de retorno para ver novamente a ponte São João, a mais longa e mais alta da ferrovia, com 112 metros de extensão e 55 metros de altura, o que equivalente a um prédio de 24 andares.

O presidente da FAS, Thiago Ferro, acompanhou as crianças na descida até Morretes e no almoço e se divertiu com o grupo. “A FAS trabalha para garantir os direitos das pessoas e é este sorriso e essa alegria é que queremos ver no rosto de todas as crianças atendidas pela fundação”, disse.

Este foi o segundo grupo atendido pela FAS convidado para o passeio de trem a Morretes.