Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa

  • Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 02
  • Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 03
  • Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 04
  • Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 05
  • Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 06
Publicado em 05/12/2019 Imagem: Divulgação imagem conteudo

Expresso Solidariedade oferece ceia de Natal na Rui Barbosa 02

Arroz branco, macarrão, estrogonofe de carne, batata palha e suco de limão. Este foi o cardápio servido na ceia de Natal do Expresso Solidariedade, na noite desta quarta-feira (4/12), na Praça Rui Barbosa. O ônibus da Fundação de Ação Social (FAS), adaptado em forma de refeitório, atende principalmente a pessoas em situação de rua, com o apoio de grupos voluntários que preparam e distribuem refeições na cidade.

O jantar foi oferecido pelos voluntários da Igreja Metodista Bacacheri. A partir das 19 horas, foram servidas 350 refeições para dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de se alimentar no local. Elas receberam também 150 panetones doados pela MedPrev, empresa da área de saúde que participa ainda do mutirão social Curitiba Que Não Dorme, desenvolvido pelo município, com o apoio de vários parceiros, para atendimento à população de rua. 

Joel Ribeiro dos Santos, 52 anos, esteve no ônibus para jantar. Desempregado há um ano e meio, ele contou que fica nas ruas de Curitiba e come todas as noites Expresso Solidariedade, antes de ir para Piraquara, na Região Metropolitana, onde mora. “Lá eu tenho uma casinha, mas foi tudo roubado e tenho que dormir no chão, só com um cobertor”, contou.

Santos elogiou a comida servida no ônibus e também o atendimento que recebe da equipe da FAS. “Tratam a gente com muito amor a carinho”, disse.

Desempregado há um ano, Jardel da Silva, 41 anos, também foi atendido no Expresso Solidariedade nesta quarta-feira. Pai de sete filhos, ele contou que tem estudo, tinha emprego e uma boa condição financeira, mas que a dependência química o tirou tudo. “Estou há três dias sem comer e sem dormir, há oito meses estou andando pelo mundo.”

Programação

As ceias de Natal do Expresso Solidariedade começaram a ser oferecidas na última terça-feira (3/12) e seguem até esta sexta-feira (6/12).  O atendimento acontece apenas na Praça Rui Barbosa, a partir das 19 horas.

Ao longo da semana, cinco grupos de voluntários estarão se revezando no atendimento. Todos os dias serão servidas de 150 a 350 refeições, dependendo do número de grupos. O cardápio é definido pelos voluntários.

Desde que foi criado, em junho de junho de 2017, o Expresso Solidariedade serviu aproximadamente 110 mil refeições. O projeto permite a organização da distribuição de refeições e oferece à população de rua um local onde ela pode se alimentar protegida da chuva e do frio.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes