Segunda é o Dia D para pessoas com deficiência que buscam emprego

Publicado em 20/09/2019
  • A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, terá mais de 1560 vagas disponíveis 01
  • A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, terá mais de 1560 vagas disponíveis 02
  • A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, terá mais de 1560 vagas disponíveis 03
  • A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, terá mais de 1560 vagas disponíveis 04
  • A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, terá mais de 1560 vagas disponíveis 05

A Semana Municipal da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura, de segunda (23/9) a sexta-feira (27/9), terá cerca de 1.560 vagas disponíveis para quem quer entrar no mercado de trabalho. Quase 460 delas serão ofertadas durante o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o chamado Dia D, que abrirá a semana com um mutirão, na segunda-feira (23/9), no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, no Centro.

Das 9 às 17 horas, representantes de 35 empresas estarão no local para atender exclusivamente as pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de emprego. As empresas poderão fazer entrevistas e encaminhamentos para as vagas disponíveis.

Quem for ao mutirão poderá também fazer inscrição para os cursos oferecidos gratuitamente pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, por meio do programa Liceu de Ofícios.

Para facilitar o atendimento, o mutirão contará com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba.

“Será um grande evento, com ações acontecendo em toda cidade. Nosso objetivo é incentivar e garantir a contratação das pessoas com deficiência”, explica o presidente da FAS, Thiago Ferro.
Semana da Empregabilidade

Durante toda a semana, os dez postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sines) contarão com uma estrutura especial de atendimento. Eles estão localizados nas Ruas da Cidadania, com exceção do Sine Curitiba, da Regional Matriz, que funciona na Rua Monsenhor Celso, 35.

As unidades estarão abertas das 8 às 17 horas, para oferta de vagas e encaminhamentos para entrevistas de emprego. Em função da procura, serão abertos mais guichês exclusivos de atendimento e a presença de intérpretes de Línguas.

Haverá ainda ações acontecendo em vários pontos da cidade, com roda de conversa, orientação profissional, debates e uma blitz de empregabilidade. (veja a programação abaixo).
Empresas

As empresas que participarão do Dia D e da Semana da Empregabilidade são de várias áreas, principalmente de alimentos, educação, engenharia civil, hospitalar e saúde, comunicação e comércio.

As vagas que serão ofertadas são para diversos tipos de cargos, de operacionais a nível superior, a maioria para auxiliar administrativo, operador de telemarketing, servente de limpeza e vendedor. Haverá ainda vagas para desenhista e projetista, programador de sistemas, coordenador de restaurante e analista de folha de pagamento, entre outras.

Os salários variam de R$ 998,00 a R$ 4.000,00.

Dia D - 23/9 (segunda-feira)
Ação - Mutirão de atendimento com presença das empresas para atendimento às pessoas com deficiência e inscrição para cursos do programa Liceu de Ofícios.  Participação de intérprete de Libras.
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio Praça Oswaldo Cruz, Centro

24/9 (terça-feira)
Ação - Roda de conversa com estudantes e familiares sobre empregabilidade da pessoa com deficiência, orientação profissional com representantes da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, formada por funcionários do Banco do Brasil (Apabb).
Horário: 14h às 16h
Local: Escola de Educação Especial Menino Jesus, Rua Mercedes Seiller Rocha, 79 - Bacacheri.

25/9 (quarta-feira)
Ação - Oficina do programa Mobiliza que promoverá espaço de troca de experiências para criação de soluções para inclusão e acesso da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.
Local: Assessoria da Pessoa com Deficiência - Rua Schiller, 159 - Cristo Rei.

26/9 (quinta-feira)
Ação - Câmara de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho com estudos, debate e mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e apoio a ações voltadas para o aperfeiçoamento da legislação.
Horário - 14h às 17h
Local - Assessoria da Pessoa com Deficiência - Rua Schiller, 159 - Cristo Rei.

27/9 (sexta feira)
Ação - Blitz da Empregabilidade com ações de conscientização sobre empregabilidade da pessoa com deficiência, entrega de materiais gráficos e apresentação de ações da Assessoria da Pessoa com Deficiência e FAS Trabalho.
Local: Rua XV de Novembro (em frente ao Bondinho da Leitura).