Cras ajuda idosa do Vista Alegre a reconstruir história de vida

• Cras ajuda idosa do Vista Alegre a reconstruir história de vida 2
Publicado em 09/09/2019 Imagem: Luiz Costa/SMCS imagem conteudo

Cras ajuda idosa do Vista Alegre a reconstruir história de vida

Dona Maria Beira de Souza, de 61 anos, estava aposentada havia quase dois anos e não sabia. Afastada do trabalho por conta de uma cirurgia na coluna, já não conseguia mais pagar pelos remédios, alimentos, e pelas passagens de ônibus, necessárias para as consultas médicas e de fisioterapia.

A atuação da equipe do Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS) Rua da Cidadania Santa Felicidade deu um novo rumo à história da moradora do bairro Vista Alegre.

A equipe garantiu a idosa o acesso aos benefícios a que ela tinha direito e a ações que promoveram qualidade de vida. Por meio de uma pesquisa detalhada, a equipe do Cras descobriu que Dona Maria havia sido aposentada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já há algum tempo. O pagamento, feito de forma retroativa, estava disponível para o saque, e a idosa não sabia.

O valor recebido foi aplicado na compra de madeiras e material de construção para uma pequena reforma na casa. Cozinha e quarto já foram reformados, falta agora juntar uma nova quantia para melhorar o quarto do filho que vive com ela.
 “Foi uma alegria saber que o dinheirinho estava todo lá e que agora eu já tenho como sobreviver”, conta dona Maria Beira.

Sustento dos filhos

O vínculo de Dona Maria Beira com o Cras Rua da Cidadania de Santa Felicidade começou em 2009, quando ela ainda trabalhava com serviços gerais e batalhava pesado para sustentar seis filhos.

O Cras foi a porta de entrada para a família na rede de atendimento socioassistencial do município, atuando na prevenção da violação de direitos e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Concessões de subsídio alimentar, vale transporte, roupas e móveis estão entre os benefícios assegurados pelo Cras à família. Também foram realizadas orientações e encaminhamentos diversos.

“Tudo o que eu precisava recorria ao Cras e recebia a ajuda, além das explicações para todas as minhas dúvidas”, conta dona Maria Beira.

Proteção Social Básica no Domicílio

No ano passado, após uma internação hospitalar de cinco meses, para um tratamento na coluna, os deslocamentos ao Cras ficaram difíceis. Dona Maria foi então incluída no Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

A condição vulnerável da moradia fez com que a equipe mobilizasse Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis) e Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), resultando na inclusão da idosa no Programa Habitacional do município. O acesso à aposentadoria garantiu investimentos no conforto da casa, recursos para alimentação e remédios.

Por meio do Cras também conseguiu isenção no transporte coletivo.

Acesso aos direitos

A coordenadora do Cras, Nádia Porres Lopes, ressalta a importância do acompanhamento sistemático às famílias.

“A intervenção do Cras junto às famílias em situação de vulnerabilidade estabelece a relação necessária para a prevenção de riscos e agravos, garantindo o cesso a direitos e promovendo o protagonismo e autonomia”, diz Nádia.

O Cras Rua da Cidadania de Santa Felicidade atende a população dos bairros Cascatinha, Lamenha Pequena, Santa Felicidade, Santo Inácio, São João e Vista Alegre, que se encontram em vulnerabilidade social.

Lá são oferecidos serviços e ações preventivas, de convivência, socialização, capacitação e inserção produtiva, apoio e acompanhamento familiar. São oportunidades de promoção da autoestima, autonomia, protagonismo, diferenciação, criatividade, desenvolvidas em parceria com outros órgãos municipais, organizações da sociedade civil e instituições privadas.

A regional Santa Felicidade conta ainda com outras duas unidades: Cras São Braz e Bom Menino.  Para saber mais sobre o CRAS Santa Felicidade acesse aqui.