Prefeitura atende 513 pessoas em situação de rua nos abrigos do município

Publicado em 06/09/2019 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

atende 513 pessoas em situação de rua nos abrigos do município 03

A Prefeitura abrigou 513 pessoas em situação de rua na noite desta quinta-feira (5/9) e madrugada desta sexta (6/9). A maioria delas, 432, procurou espontaneamente atendimento nas casas de passagem coordenadas pela Fundação de Ação Social (FAS). Nos dias em que o frio não é tão intenso, aproximadamente 350 pessoas dormem nos abrigos do município.

Por causa do frio, a FAS realizou durante a noite mais uma ação intensificada para localizar e oferecer acolhimento para pessoas que estavam desprotegidas nas ruas.

O trabalho, que será mantido na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado (7/9), é desenvolvido sempre em que há previsão das temperaturas serem iguais ou abaixo de 9 graus. A população também pode ajudar. Caso veja algum morador de rua desprotegido, ligue para 156 ou acesse o aplicativo Curitiba 156.

Doze 12 equipes participam da ação, que acontece das 18 às 22 horas. Depois deste horário o trabalho é feito por sete equipes e segue o cronograma da Central de Encaminhamento Social, que funciona 24 horas.

Balanço

Durante toda a noite, as equipes da FAS fizeram 144 abordagens a pessoas em situação de rua, a maioria solicitada pela Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156. Em 58 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local.

De todos que foram abordados, 81 aceitaram acolhimento. Mesmo com frio e a equipe oferecendo atendimento, 63 pessoas se recusaram a ir para os abrigos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar, à noite e pela manhã.

Cinco pessoas foram abrigadas em unidades que possuem canis, por estarem com cães de estimação. Duas delas foram encaminhadas pelas equipes da FAS, que possuem caixas para transporte de animais, e três procuraram acolhimento espontaneamente.

Ninguém precisou de atendimento médico.