Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS

  • Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS 01
  • Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS 02
  • Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS 03
  • Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS 04
Publicado em 06/09/2019 Imagem: Luiz Costa/SMCS imagem conteudo

Projetos da Prefeitura ganham o Selo Sesi ODS 01

Ações desenvolvidas na Prefeitura de Curitiba receberam, nesta quinta-feira (5/9), o Selo Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2019. O evento, organizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), reconhece iniciativas de todo o Estado.

Os ODS são 17 objetivos definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas para melhorar a qualidade de vida no planeta. Entre eles estão o combate à pobreza, à fome, a redução de desigualdades.

Pelo terceiro ano consecutivo, três programas da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho também foram premiados com o Selo Sesi ODS por contribuírem para o alcance dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável.

O programa Liceu de Ofícios recebeu o selo por ofertar cursos profissionalizantes gratuitos para a população, principalmente aquela que está em situação de vulnerabilidade social. Os cursos acontecem em toda a cidade.

O FAS Aprendiz capacita adolescentes, de 14 a 17 anos, para que sejam contratados como jovens aprendizes. O programa é desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil.

O terceiro programa é o Mobiliza, voltado ao desenvolvimento humano e de competências necessárias para quem busca o primeiro emprego ou precisa retornar ao mercado de trabalho.

Educação de destaque

Na área da educação, receberam o selo a Secretaria Municipal da Educação; o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Formosa, com Ternura da árvore no quintal do CMEI - um encontro com as pessoas que amamos no Dia da Família; as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs) do CMEI Eraldo Kuster (Pinheirinho) e das escolas Papa João XXIII (Portão), Vila São José (CIC), Maria Nicolas (Santa Quitéria) e Júlia Amaral Di Lenna (Boa Vista); o Núcleo Regional de Ensino de Santa Felicidade, com o Projeto Rio que te Quero Rindo; e o programa Linhas do Conhecimento com o Projeto Educação para empreendedorismo sustentável.

A Educação mantém constante debate sobre os ODS nas unidades, promovendo práticas formativas, atividades e experimentações com professores e estudantes. “As demandas por mudanças de comportamento em prol da sociedade e do meio ambiente estão conduzindo a um repensar da educação e as propostas pedagógicas estão mais centradas no protagonismo”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Também foram premiadas ações do Peça por Peça. O prêmio é destinado a ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de nº 4 - Educação de Qualidade. A Escola Municipal Marumbi, no Cajuru, recebeu o prêmio.

Cidade empreendedora

Também foi premiada a Agência Curitiba de Desenvolvimento, com o Curitiba Empreendedora. O programa é responsável pelos Espaços Empreendedor da Prefeitura, que oferecem serviços gratuitos para a formalização dos microempreendedores individuais (MEIs). E o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) recebeu o selo com o Fala Curitiba (programa de consultas públicas realizado nos 75 bairros da cidade) e o Worktiba (coworkings da Prefeitura).

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes