FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua

Publicado em 13/08/2019
  • Em função das baixas temperaturas FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua 01
  • Em função das baixas temperaturas FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua 02
  • Em função das baixas temperaturas FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua 03
  • Em função das baixas temperaturas FAS volta a reforçar resgate de pessoas em situação de rua 04

Em função das baixas temperaturas que se aproximam novamente do Estado, a Fundação de Ação Social (FAS) vai reforçar, nas noites desta terça-feira (13/8) até quinta-feira (15/8), os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua em Curitiba.

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. Como acontece todos os anos, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.

O trabalho será ampliado no período das 18h às 22h, quando 12 equipes estarão nas ruas para ofertar atendimento. Nos demais horários, o serviço conta com sete equipes e segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia.

O atendimento da central é feito com base em solicitações que chegam ao 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população. Por isso, a FAS orienta as pessoas para que telefonem e comuniquem sempre que virem alguém em situação de rua. Basta informar a endereço para que uma equipe possa se deslocar até o local.

Comida e cama quente

Na Regional Matriz, que concentra mais de 60% da população de rua de Curitiba, as equipes farão busca no eixo histórico, desde as Ruínas São Francisco até a Praça Santos Andrade, e nas praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Tiradentes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março, 19 de Dezembro. Os outros pontos mapeados são Rodoferroviária, Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

Quem aceitar o convite dos educadores sociais para pernoitar nas unidades da FAS será levado para casas de passagem, unidades de acolhimento e repúblicas. A Prefeitura oferta até 1.200 vagas de acolhimento.

Nessas unidades, além de camas para dormir e acesso a banho quente, os acolhidos recebem agasalhos e alimentação, na chegada e na saída, no início da manhã. Todos têm direito a levar seus pertences em bolsas ou mochilas.

Cães também são acolhidos

Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação são abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que têm canis e alimentação. Neste ano, as equipes da FAS têm caixas apropriadas para transportar animais de pequeno e médio porte, que podem seguir para acolhimento com os donos.