Thiago Ferro tem dia de trabalho na Regional Bairro Novo

• Thiago visita unidades da Regional Bairro Novo 13
  • Thiago visita unidades da Regional Bairro Novo 14

Thiago Ferro visita unidades da Regional Bairro Novo 01

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, teve a Regional Bairro Novo como local de trabalho, na última sexta-feira (9/8). Na programação, cumprida durante todo o dia, ele participou de reuniões e encontros com moradores, lideranças comunitárias, servidores e pessoas que participam dos serviços oferecidos pela fundação nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego.

“Atendemos centenas de pessoas diariamente em mais de 130 unidades espalhadas por toda a cidade. É muito importante vermos de perto essas atividades, conhecer servidores e usuários, além de ouvir sugestões para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população”, explicou.

O presidente se reuniu com os dirigentes de três organizações da sociedade civil. Na Oásis, presidida por Geremias Corrêa, Thiago conheceu as atividades ofertadas para crianças, adolescentes e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, muitas encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Teresa e pela Unidade de Atendimento Sambaqui.

No espaço são atendidas cerca de 70 pessoas, nas oficinas de hip hop, balé, inglês, informática, recreação, música e grafite para crianças e adolescentes, e de costura para mulheres e pré-adolescentes.

No Instituto Somar 1, Thiago se reuniu com a presidente, Cláudia do Rocio Sebastião, que falou dos projetos que desenvolve na comunidade com foco no trabalho e geração de renda para jovens e mulheres – muitas delas vítimas de violência -, atividades de convivência para idosos e de esporte.

“Trabalhamos para cuidar das famílias, desde a criança, passando pelo adolescente, pais, mães e idosos”, disse Cláudia. Ela agradeceu a parceria mantida com a FAS. “Sem esse apoio não conseguiríamos fazer o nosso trabalho na comunidade.”

Thiago conheceu ainda a Criar 1, que existe há cinco anos e atende pessoas encaminhadas por Cras, A organização, presidida por Denise Cortazio, oferece várias aulas na área de Comunicação, como de inglês e espanhol, marketing digital, fotografia, design, oratório, entre outras, para jovens de 12 a 18 anos. Atualmente, 65 adolescentes são atendidos no local.

População de rua

Ao lado da supervisora do Núcleo BN, Tatiane Moiano, o presidente se reuniu com a moradora Cleonice Morais de Brito, para falar sobre a casa de passagem Bairro Novo e o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), que leva o mesmo nome.

No Centro Pop Bairro Novo, Thiago conheceu um jardim vertical de suculentas e flores comestíveis, feito com madeira e garrafas pets. E também a horta, mantida por Antônio Valmir Simões, 61 anos, e Dirceu Batista, 48, atendidos na unidade.

No Cras Bairro Novo foi a vez de conhecer o grupo Floreio da Vida, que reúne todas as sextas-feiras idosos que fazem aula de dança gaúcha. A atividade de convivência é motivo de alegria e diversão para aproximadamente 35 homens e mulheres que passam a tarde dançando e cantando ao som do sanfoneiro Mozart da Luz. As aulas são ministradas pelos professores voluntários Mariá Noel e João Piedade de Paula.

Na sede da Administração Regional, o presidente encontrou Fátima Regina Ramos Machado, que depois de fazer o curso gratuito de Costura de Roupas para Pets, no Liceu de Ofícios, vende suas peças na feira que acontece duas vezes por semana na regional.   O presidente conheceu ainda o posto do Sine e o Liceu de Ofícios Sítio Cercado.